segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

REGIÃO DE LUTO! FALECEU O FUNDADOR DA INPACEL

MORREU JOSÉ EDUARDO 
DE ANDRADE VIEIRA
Faleceu ontem e será cremado na manhã desta segunda-feira dia 02 de Fevereiro o seu Zé, o "Homem do Chapéu" como ficou conhecido quando entrou pra politica o empresário Tomazinense dono do Bamerindus, José Eduardo de Andrade Vieira.
Ele tinha 76 anos, e deixou sete filhos. Estava internado quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. Zé Eduardo foi senador pelo Paraná e ministro nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. No primeiro governo, comandou o ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (1992-1993) e, posteriormente, assumiu a Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária (1993). Durante o período FHC, volta a ser o Ministro da Agricultura (1995-1996).
Em Arapoti fundou a Inpacel, maior fábrica de papel da América Latina, onde investiu US$ 600 milhões de dólares.
Dono do Jornal Folha de Londrina, nos últimos anos ficava mais em sua fazenda em Joaquim Távora ou na sua casa em Carlópolis.
É cidadão benemérito de Arapoti e outras diversas cidades do Paraná. Uma perca muito grande para o Brasil, Paraná e principalmente para a região.

Nesta foto Zé Eduardo inaugura a praça: "José Eduardo de Andrade Vieira"
em Arapoti


Zé Eduardo recepcionando em Arapoti na sua fábrica o Presidente da Republica em exercício
na época Marco Maciel e o ministro das comunicações Sergio Mota. Na foto ainda Dorigon, Prefeito Emiliano, Pimenta da Veiga e Ariozil


Zé e filhos






7 comentários:

  1. ZÉ EDUARDO E O CAIXA 2 DE FHC

    Do jornalista José Maschio, em seu Facebook:

    O ex-ministro Zé Eduardo de Andrade Veira, o Zé do Chapéu, nunca perdoou o ex-presidente FHC pela perda de seu banco, o Bamerindus, para o HSBC. Esse ressentimento o levou a denunciar o esquema de Caixa 2 na reeleição de FHC. Eu chegava de viagem e, ainda no aeroporto de Londrina, sou comunicado pela direção do jornal (Folha de S. Paulo) que a pauta do dia era procurar Vieira. O assunto era a batalha do ex- ministro para recuperar o seu Bamerindus.

    No trajeto do aeroporto até minha casa, na roça em Cambé, Vieira me atendeu por telefone. Gentil, não se negou a falar sobre as lutas para recuperar o banco e mais: contou o esquema de Caixa 2 na reeleição de FHC.

    Cheguei em casa e liguei de volta para o jornal. Bateu desespero em Cleusa Turra, na época da Secretaria de Redação da Folha. A entrevista, por celular, não havia sido gravada. Turra temia que Vieira não reiterasse as denúncias depois de a matéria ser publicada.
    Com a reportagem pronta, liguei novamente para Vieira e fui até a sede da Folha de Londrina, jornal que ele dirigia. Não só me atendeu como acrescentou novas informações e aceitou gravar novamente a entrevista feita antes por telefone. No outro dia, a manchete da Folha era o Caixa 2 do tucano.

    Essa historinha mostra um pouco da personalidade do Zé do Chapéu, que morreu ontem aos 76 anos. Amado por uns, odiado por outros, arrogante, e às vezes suave, Vieira era um retrato da nossa classe dominante. Em julho de 2012, fiz minha última entrevista com Vieira, para o boletim da Faep, sobre os 20 anos do Senar.

    Debilitado, não era nem sombra do Zé do Chapéu político. E, ao final da entrevista, fomos conhecer o seu orgulho na fazenda em Joaquim Távora (PR), a criação de bovinos de leite. Vieira aproveitou que Milton Dória (o Miltinho) estava a fotografar distante de nós, para perguntar. Eu conheço esse rapaz, quem é ele? Milton Dória havia sido, por anos, seu editor de fotografia na Folha de Londrina. Aliás, havia sido demitido pelo próprio Vieira, que achava um absurdo jornalista ganhar mais que bancário.

    ResponderExcluir
  2. Navalha
    O jornalista Palmério Dória, no best-seller “O Príncipe da Privataria” relata no capítulo 8, “Sobra de campanha: 130 milhões de reais”, descreve como Serjão, o Sergio Motta, tucano, líder da campanha de Fernando Henrique, tomou dinheiro de José Eduardo:

    “A gente tem despesas. Temos um grupo político”.

    “Tá bom Serjão”, concorda José Eduardo enfim. “De quanto vocês precisam ?”

    “Uns 100 milhões pra começar”.

    “Serjão, sabe quanto é que essa campanha vai custar ? Todinha ? … No máximo 40 milhões. Se você repete essa história para alguém vai ficar mal pra você.”

    Depois, numa entrevista, Andrade Vieira confirmou:

    “Foram 30 milhões de caixa oficial e cerca de 100 milhões de reais de contribuições extra-oficiais, ou seja, sem recibo.”

    Onde foi parar o dinheiro ?

    “Provavelmente no exterior. Debaixo do colchão é que não está,” disse Andrade Vieira.

    Vieira disse ainda que Sergio Motta cuidava das “compras e pagamentos do presidente”.

    Os tucanos jamais processaram Andrade Vieira.

    Cujo banco, o Bamerindus, foi trucidado pelo Presidente Fernando Henrique, provavelmente em retribuição …

    Portanto, os necrológios do PiG sobre Andrade Vieira incorreram nessa irrelevante lacuna: como ele contribuiu com o Caixa Dois dos imaculados tucanos.

    Não fosse o PiG, eles, os tucanos, não passavam de Resende …

    Mudando de assunto, completamente: de que vive o Cerra ?






    Paulo Henrique Amorim

    ResponderExcluir
  3. O governo Beto Richa (PSDB) vai solicitar novo reajuste na tarifa da água e esgoto. Segundo o portal da rádio Banda B, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) solicitou autorização ao Instituto das Águas para subir em 12,5% o serviço a partir de abril.

    Será o quinto reajuste na água que vem aí, somente na gestão do tucano Beto Richa.

    Nos últimos 4 anos, a tarifa da Sanepar foi majorada em 45,8% ante aumento zero no período da dupla peemedebista Roberto Requião e Orlando Pessuti (2005-2010).

    De acordo com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o lucro dos sócios privados da Sanepar cresceu 200% na gestão Richa

    ResponderExcluir
  4. Espectro da greve geral dos servidores públicos ronda o Palácio Iguaçu
    De forma inédita, o governador Beto Richa (PSDB) poderá enfrentar uma greve geral de servidores públicos no Paraná. As categorias profissionais da ativa somam cerca de 200 mil, sendo a educação a área mais numerosa com 70 mil funcionários.

    Os funcionários veem os serviços públicos serem precarizados pelo governo do estado, que deixou de transferir recursos e ameaça conquistas trabalhistas. Está em curso uma marcha à ré aos tenebrosos anos 90, piores até que a Era Lerner.

    Neste sábado, dia 7, em Guarapuava, uma assembleia geral da APP-Sindicato tende a deflagrar movimento grevista por tempo indeterminado, que servirá como senha para as demais categorias articuladas pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES).

    A inquietação dos servidores públicos se justifica pelo fato de Richa preparar um novo pacote de maldades, que consiste na extinção de gratificações para servidores da saúde, educação, além de pedir autorização da Assembleia para a antecipação de receita de recebíveis no valor de R$ 6 bilhões.

    nunca vi greve dos comissionados tatuados 100 % beto richa.

    ResponderExcluir
  5. água subindo 12,5%. No acumulado do gov Richa, 53%.
    investidores, acionistas e mercado, foram avisados com antecedência
    O que justifica a cifra?

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sob pressão, Beto prepara maldades http://ift.tt/1vqTzci

    ResponderExcluir
  7. Por que não denunciou quando era ministro. Não adianta o Brasil tá quebrado por essa quadrilha do PT e eles ficam lembrando do fhc já faz 12 anos esqueçam o homem e se defendam da roubalheira

    ResponderExcluir


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.