sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Feira reúne o que há de mais moderno na produção leiteira




Começou terça-feira e segue até amanhã (19) a Agroleite 2017, no município de Castro e que reúne o que há de mais moderno para a pecuária leiteira em tecnologia, ciência e fornecimento de insumos e medicamentos. 

Este ano, a feira tem como tema “Tempos Modernos na Cidade do Leite”.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, participou do evento e, segundo ele, a Agroleite reflete a característica principal da bacia leiteira dos Campos Gerais, que é a mais qualificada do país. “E é essa a meta que queremos para o Estado, estender o padrão de qualidade do leite obtido nesta região para outros polos produtores de leite para que o Paraná se torne exportador de leite”, disse. Ele acredita que o Paraná estará em condições de exportar o produto em até 10 anos.

O Paraná caminha para ser o segundo maior produtor de leite do País, com um volume de produção de 4,8 bilhões de litros por ano, que geram um faturamento bruto de R$ 6 bilhões anuais. A meta é fomentar o crescimento da pecuária leiteira em outras regiões do Estado de forma organizada, como se faz na bacia leiteira dos Campos Gerais, especificamente nos municípios de Castro, Carambeí e Arapoti.

Ortigara destacou que a Secretaria da Agricultura e Abastecimento está investindo em ações para melhorar a qualidade da matéria-prima produzida no Estado, para que alcance os níveis exigidos pelos mercados compradores.

Para o secretário, a Agroleite representa uma oportunidade de avanço para os produtores de leite, porque reúne conhecimento, possibilidades de investimentos e acesso a ferramentas que podem fazer a cadeia produtiva crescer ainda mais.

PRESENÇAS - Estavam presentes na abertura da Agroleite 2017 o presidente da cooperativa Castrolanda, Franz Borg; o diretor do BRDE, Orlando Pessuti; o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, os presidentes do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann; do Iapar, Florindo Dalberto e o diretor-geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Otamir Cesar Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.