sábado, 10 de novembro de 2018

LEGISLATIVO: Moção parabeniza organizadores do evento Rosa Azul


Por: Nicole Renata Chiaradia
De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento Rosa Azul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. 

O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos. 

O Projeto Rosa Azul aconteceu nas dependências do Colégio Mega/Fati nos dias 18 de outubro, com palestras do Outubro Rosa, no dia 27 de outubro, com oficina de arrumação de lenços e no dia 08 de novembro com palestra sobre o Novembro Azul.

“Em 2018 eu quis que o Outubro Rosa desse mais acesso à informações a mais pessoas. Queria levar todo o carinho que eu tive no meu tratamento para outros pacientes. Foi então que surgiu a ideia do Outubro Rosa e Azul, com o objetivo de também atingir o âmbito familiar, pois a prevenção do câncer tem que ser falado para toda a família”, explicou Bruna. “Esse foi o primeiro ano que fizemos o projeto. Esperamos que mais projetos como esse, de prevenção e informação, aconteçam em nossa sociedade”.

“A Bruna é uma mãe guerreira, que mesmo após estar curada não parou, continua lutando para levar informação de prevenção e apoio a muitas outras pessoas. Não estamos falando apenas de um evento, mas sim de combate contra uma doença terrível”, disse o vereador Jean.

Bruna descobriu seu diagnóstico em 2016, quando fez a cirurgia de retirada total e reconstrução da mama direita. Em janeiro de 2017, iniciou o tratamento com 16 sessões de quimioterapias, e em agosto do mesmo ano finalizou com 25 de radioterapia. “Quando se descobre a doença, o maior medo é do desconhecido, porque temos uma cultura antiga e de muito preconceito gerada pela falta de informação. Durante meu tratamento, Deus me deu muitos presentes: pude ver a vida com outros olhos, ter mais fé, e ver que existem pessoas que sofrem mais que eu”, lembrou. “Quero dizer que não é fácil passar pelo tratamento, nem para o paciente e nem para seus familiares, mas precisamos ser positivos e acreditar pois existe sim cura e vida após o diagnóstico de câncer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.