sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PRESO MATA ESPOSA DENTRO DA CADEIA DE ARAPOTI


Daniele Aline Vieira Guimarães, de 19 anos, foi assassinada pelo marido preso, durante visita íntima na cadeia de Arapoti,  na tarde desta quarta-feira. Segundo o delegado Durval Ataíde Filho, por volta das 16h30 Daniele declarou ao marido que esta seria sua última visita a ele, já que teria arrumado um novo namorado. Revoltado, o preso deu uma gravata na esposa e a asfixiou com um travesseiro. Faltando dez minutos para o fim da visita íntima, o carcereiro foi avisado por outro preso que havia uma mulher caída na cela. "Os presos ficaram muito revoltados, partiram para cima dele. Tivemos que deixá-lo isolado, mas já pedi a remoção dele para o Cadeião de Ponta Grossa", afirma o delegado. Daniele chegou a ser socorrida por uma técnica de enfermagem do presídio e encaminhada ao hospital, mas não resistiu. Segundo o delegado, o autor do crime estava preso por cometer dois assaltos. "Em cerca de 30 dias ele iria ganhar o regime semi-aberto. Com este novo crime por homicídio, vai passar muito mais tempo preso.

bondnews

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

GRAVE ACIDENTE MATA HOMEM EM ARAPOTI

ULtrapassagem teria causado o acidente

Um homem de 40 anos morreu em um acidente na PR-092, por volta das 18h45 de quarta-feira (18). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, Almiro Antonio da Silva conduzia um veículo Uno no sentido Jaguariaíva-Arapoti quando colidiu frontalmente contra um caminhão que seguia no sentido contrário.

De acordo com a PRE, o condutor do Uno teria tentado realizar uma ultrapassagem em local não permitido quando o acidente aconteceu. Após a primeira colisão, uma Parati, que também viajava no sentido Jaguariaíva-Arapoti, colidiu contra a lateral do Uno. O motorista não teria conseguido desviar do acidente.

Almiro Antonio da Silva não resistiu aos ferimentos. Ele morreu no local do acidente. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Ponta Grossa. Os outros condutores não ficaram feridos.

Com informações do Bonde

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EMPOSSADO NOVO PREFEITO EM JAGUARIAIVA


Aconteceu na tarde desta quinta feira dia (19) na Câmara municipal de Jaguariaíva, a cerimônia de transmissão de cargo e posse como prefeito ao vice José Sloboda. Ele substitui o prefeito Otélio Renato Baroni, que faleceu esta semana.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

MORRE PREFEITO DE JAGUARIAIVA, BARONI

É com profundo pesar que comunicamos que às 6h22 da manhã de hoje, faleceu, aos 72 anos, em Curitiba o Excelentíssimo Prefeito Municipal, Dr. Otélio Renato Baroni.

Seu corpo será transladado para Jaguariaíva, com previsão de chegada para as 15 horas, onde será velado no prédio da nova Prefeitura, na cidade alta, até as três horas da manhã. 
O sepultamento será às 9 horas do dia de amanhã no Cemitério Santa Cândida em Curitiba.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SERVIDORES TORCEM O NARIZ PRA VEREADORA

VEREADORA QUER QUE FUNCIONÁRIOS SEJAM AVALIADOS
"Foi um tiro no pé", disse um servidor municipal referindo-se a iniciativa da Vereadora Nerilda Penna que quer que todos os funcionários públicos municipais passem por uma rigorosa avaliação. "Ninguém gostou da proposta da vereadora e com certeza o prefeito Braz não dará ouvidos pra esta bobagem, eu e muitos outros servidores votamos nela e já se arrependemos profundamente" disse um outro servidor revoltado. "Não coloca o nosso nome ai porque depois ela pode nos perseguir", pediu o funcionário.
O objetivo, segundo a vereadora, é proporcionar um mecanismo que possibilite diagnosticar e analisar melhor a atuação individual dos servidores públicos municipais no exercício de suas respectivas funções.
Na visão da vereadora, a lei trará benefícios tanto para o servidor como para a Administração Municipal. “Além de permitir um crescimento pessoal e profissional do nosso servidor, a avaliação fornecerá à Administração de Recursos Humanos da prefeitura informações essenciais na tomada de decisões relativas a salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira” argumentou Nerilda.

domingo, 15 de setembro de 2013

Vereadores aprovam reajuste dos professores

Os professores compareceram à sessão extraordinária
Os vereadores aprovaram em 1ª votação o Projeto de Lei que prevê o reajuste na tabela de vencimentos dos professores do magistério público municipal. A matéria foi discutida na sessão extraordinária desta quarta-feira, 11, na Câmara Municipal. Com a presença do quórum mínimo para abertura da sessão (6), os vereadores aprovaram o projeto por unanimidade. Agora, a matéria seguirá para discussão e votação em 2º turno.
 A reunião contou com a presença dos vereadores Luis Carlos Moreira, o Carlinhos (PV), Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC), Nelson Aguiar, o Pepe (PV), Wesley Carneiro Ulrich, o Lelo (PT), João Maria Bonfim, o Chipanzé (PPS) e Marineo Ferreira (PTB). Com a ausência da vereadora Nerilda Penna (PP), o vereador Tóddynho assumiu a função na Mesa Diretora como secretário Ad hoc. O vereador Marineo Ferreira esteve impedido de participar da discussão e votação do projeto, pois segundo o artigo 88 da Lei Orgânica Municipal, existia o interesse particular de seu cônjuge na matéria.
Um grande número de professores esteve presente para acompanhar a sessão e se mostraram satisfeitos com a aprovação do projeto que estabelece a adequação ao novo piso salarial nacional dos professores.
 Os rendimentos dos professores estavam defasados desde o mês de janeiro. Os vereadores debateram constantemente o projeto nas comissões antes de colocá-lo em pauta, pois o texto original, enviado pelo Executivo, continha algumas inconsistências.
O Executivo estabelecia previamente o reajuste retroativo ao mês de Maio, o que foi contestado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que, em parecer embasado pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), entendia que o correto era o reajuste ser retroativo ao mês de Janeiro. Isso fez com que a matéria ficasse adiada até a alteração no texto, que deveria ser realizada obrigatoriamente pela Prefeitura e não pelo Legislativo. “Essa votação já era para ter acontecido há muito tempo, mas por motivo do projeto ter ficado parado no Executivo, isso não foi possível” disse o Presidente Carlinhos.

O vereador Lelo também rebateu o que ele chamou de boatos, que diziam que o projeto estava parado porque a Câmara não queria tocá-lo adiante. “Na verdade a situação era bem ao contrário. Fizemos de tudo para que o projeto fosse para frente, inclusive alertando o Executivo de algumas falhas que existiam no texto original enviado à esta Casa, que foi substituído para que hoje pudesse ser corretamente discutido, votado e aprovado” falou Lelo. “Essa Casa lutou dia após dia, trabalhando nas comissões para que o projeto fosse corrigido e, hoje finalmente aprovado. É um merecido reajuste na tabela de vencimentos dos nossos professores” complementou Toddynho.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sem comunicação

Cabo de fibra óptica rompe e deixa Arapoti incomunicável nesta tarde

Um cabo de fibra óptica da empresa de telefonia que atende a região de Arapoti se rompeu. Segundo informações o cabo estaria em Santo Antônio da Plantina.
Por conta deste rompimento, não se consegue realizar ligações para nenhum número de telefone da cidade: (43) 3557 – xxxx.
Em alguns momentos as linhas de telefones móveis também não estão funcionando direito.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ARAPOTI COMEMOROU O 7 DE SETEMBRO

Com o tema “Cidadania e Responsabilidade Social’ Arapoti realizou na manhã do último sábado um belo desfile de 7 de setembro. Quem foi assistir gostou.O que foi muito comentado foi a falta de autoridades municipais no palanque oficial. 
-Fotos assessoria de imprensa do município












 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Homenagens e apoio à Apae marcaram sessão da Câmara Municipal






- Diego Soares
A sessão ordinária da segunda-feira, 02 de setembro, foi marcada por homenagens concedidas à Polícia Militar e à enfermeira Emilaine Klichowski, além do apoio dos vereadores à luta encampada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O plenário ficou cheio com a participação de alunos, pais, professores e voluntários da Escola de Educação Especial Renascer, mantida pela Apae. Eles carregavam faixas e cartazes com o objetivo de sensibilizar os parlamentares a se unirem ao seu protesto.

As Apaes de todo o Brasil se mobilizam contra a inclusão radical, forma como está sendo chamada a alteração da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE). O Vereador Nelson Marcolino de Aguiar, o Pepe (PV), apresentou Moção de Apelo ao Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, solicitando que seja mantida a palavra “preferencialmente” no texto da Meta 4, para que não haja a chamada inclusão radical. As alterações no plano, segundo Pepe, obrigarão os portadores de necessidades especiais e múltiplas a serem matriculadas no ensino regular, por consequência extinguindo as escolas especiais e a Apae.

“É com muita honra que atendo ao apelo desses heróis da Apae. Somos contra essa proposta de alteração na Meta 4 do PNE, proposta pelo senador José Pimentel. Não entendo a colocação desse termo preferencialmente. Na minha visão, a Apae, que atende essas pessoas especiais, têm que ter o apoio dos Governos Estadual e Federal, pois é com amor que se dedicam a esse trabalho. Isso não é custo, é benefício que eles geram para nossa sociedade. Estamos fazendo justiça e não uma moção de apelo, mas uma intimação para que seja respeitado o direito do pessoal da Apae que tanto tem feito pelos portadores de necessidades especiais” comentou o vereador. Todos os parlamentares foram unânimes no apoio à causa e aprovaram a moção.

O vereador Claudinei José Moreira, o Tóddynho (PTC) apresentou moções de aplauso ao destacamento da Polícia Militar de Arapoti e à Sr. Emilaine Gregório Klichowski. Ambas as proposições também foram aprovadas pelos parlamentares. “A trajetória profissional da enfermeira Emilaine em nosso município fala por si só. Gostaríamos de reconhecer o enorme comprometimento demonstrado em sua carreira na área da Saúde em Arapoti” falou o vereador. “Também homenageamos ao nosso destacamento da PM que não tem medido esforços no exercício de suas atividades em nosso município, mesmo enfrentando dificuldades estruturais” falou Toddynho.

Requerimentos
O vereador Wesley Carneiro Ulrich, o Lelo (PT) propôs quatro requerimentos ao Executivo em que solicita a viabilidade de construção de rampa de acesso na escadaria entre a Rua Placídio Leite e Avenida Avelino Vierira, a possibilidade de que sejam escritos os nomes de cada rua nos postes da cidade, a instalação de cadeiras em todos os postos de saúde para os pacientes que aguardam senha para consultas e a viabilidade sobre a realização da coleta de lixo eletrônico também nos bairros da cidade.

A vereadora Nerilda Penna (PP) apresentou três requerimentos ao Executivo. A parlamentar quer saber se há de fato a intenção da Prefeitura em desativar a Agência dos Correios no Distrito de Calógeras. Nerilda também pede informações às Secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social sobre quais medidas estão sendo tomadas pelo município para impedir novas invasões e construção de casas em áreas de risco e pede que seja enviada à Câmara o Projeto de Lei que regulamentará a avaliação e desempenho dos servidores públicos municipais.

Os vereadores ainda apresentaram quatro requerimentos conjuntos. Dos vereadores Lelo e Silvio “Alemão” de Jesus Trindade: requerem informações sobre a viabilidade de manutenção da iluminação pública na Rua Itália no bairro Vila Humaitá. Dos vereadores Tóddynnho e do Presidente da Câmara, Luis Carlos Moreira, o Carlinhos (PV): solicitam informações sobre adequação na jornada de trabalho dos servidores públicos, para que tenham um horário para ginástica laboral.

Os parlamentares Carlinhos, Pepe e Vilson Soares (PP) propuseram requerimento solicitando informações sobre a possibilidade de construção, em parceria com a Cohapar, de casas populares no Distrito de Calógeras e no bairro rural Capão Bonito. Por fim, um requerimento da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Casa que busca informações sobre o Projeto de Lei Nº 1520/2013 que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito junto ao BRDE. O vereador Vilson Soares ainda apresentou uma indicação para que seja procedido o cascalhamento das ruas do bairro Jardim Fabiana.

COMEÇA A 41 EXPOLEITE DA CAPAL


A 41° Expoleite Arapoti, tradicional feira, acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no Parque de Exposições da Capal e reúne criadores locais de gado holandês e expositores de Carambeí e Castro.
O evento traz, além de julgamentos e premiações de animais, palestras e novidades do setor.
Neste ano, a feira conta com a participação de 28 empresas e terá novamente o balcão de negócios, espaço destinado à comercialização de animais no próprio local. A Expoleite Arapoti representa uma ótima oportunidade de enaltecer a cultura leiteira da região, oferecendo integração e conhecimento aos participantes. A abertura oficial será hoje dia 6 de setembro, às 13h30. O contato para demais informações pode ser feito através dos e-mails pecuaria@capal.coop.br e comunicacao@capal.coop.br ou pelo telefone (43) 3512-1027. (Imprensa Capal)

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Presos de Jaguariaíva vinham praticar assaltos em Arapoti

                    O assalto aconteceu no último dia 28.08, quando a vítima foi abordada no centro da cidade logo depois de ter saído da Casas Lotérica. Segundo a vítima, dois rapazes a abordaram e exigiram seus pertences, entre eles um aparelho celular, uma blusa e a carteira. Como a vítima não possuia dinheiro, os assaltantes deixaram a carteira. Dois dias depois os rapazes acabaram sendo vistos novamente no centro da cidade, em frente a Agência do Banco do Brasil. A Polícia Civil foi comunicada e o investigador Angelo C. Simões e o escrivão Jefferson L. Subtil foram até o local verificar a movimentação dos suspeitos, porém somente um estava no local. O rapaz foi abordado e conduzido para Delegacia. Durante a abordagem o suspeito mentiu o nome para dissimular a ação policial. Desconfiados, os policiais logo descobriram que o rapaz, na verdade, se tratava de um preso que cumpria regime semiaberto na cidade de Jaguariaíva-PR. Na Delegacia, a vítima reconheceu o suspeito, o qual foi interrogado e conduzido novamente para cadeia de Jaguariaíva, porém se negou a apontar quem era seu comparsa. Mesmo assim, poucas horas depois, os investigadores descobriram a identidade do segundo assaltante, também preso que cumpria regime semiaberto em Jaguariaíva. Ambos foram novamente recolhido e ainda responderão pelo novo crime de roubo praticado em Arapoti-PR. O delegado Durval A. Filho instaurou inquérito para apurar o caso.

POLÍCIA CIVIL ARAPOTI ESCLARECE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Fatos mais recentes ocorreram no dia 17.08, quando algumas pessoas dispararam diversos tiros contra outro rapaz em uma estrada rural. Um dos tiros acabou atingindo a vítima que foi socorrida por vizinhos e levada ao hospital por familiares. A vítima relatou que foi esperada em emboscada por uns rapazes com quem tinha problemas anteriores. Relatou também que os problemas se intensificaram depois da morte de um de seus irmão que alega ter ocorrido por desacertos entre eles. Os suspeitos, por sua vez, já haviam registrado algumas ocorrências anteriores contra a vítima, inclusive de tentativa de homicídio e disparo de arma de fogo. Como os problemas vinham se arrastando já há algum tempo, o Delegado Durval Athayde resolveu representar pela prisão preventiva dos suspeitos, a fim de evitar que mal maior ocorresse. Os investigadores e policiais militares deram cumprimento ao Mandado de Prisão de dois suspeitos da última tentativa de homicídio. No entanto, no dia 27.08, uma familiar dos rapazes presos acionou a polícia acusando que havia sofrido tentativa de homicídio pela então vítima do dia 17, por motivo de vingança. Segundo ela, o rapaz a interceptou em outra estrada rural e disparou vários tiros contra o veículo dela. De igual forma, o Delegado representou pela prisão do novo suspeito, o qual acabou sendo preso. Com a prisão dos envolvidos, os investigadores continuam trabalhando no caso para que rapidamente o caso seja encaminhado à Justiça. Além de um homicídio, a Polícia Civil já atuou e atua em casos de tentativas de homicídio, disparo de arma de fogo e várias ameaças.