sábado, 31 de março de 2012
TRAGEDIA: CAMINHÃO MATA MOTOQUEIRO
Mais uma pessoa morreu no asfalto que corta Arapoti. A tragédia aconteceu ontem por volta das 22:30 e a vitima desta vez foi o motoqueiro Carlos Júnior Lopes de 21 anos, residente em Arapoti.
O garupa Juliano Miranda dos Santos, de 17 anos, ficou gravemente ferido e corre risco de morte.
Os dois estavam na motoca placa AUP 6946 de Arapoti nas proximidades do Posto Hulk quando foram atropelados por um caminhão bi-trem de Maringa.
Este acidente não é o primeiro e nem será o último, pois enquanto continuar como esta, mais arapotiense vão morrer. É uma vergonha todo mundo ver o que esta acontecendo e ninguém fazer bosta nenhuma, já passou da hora de ser colocado redutores de velocidades nesta rodovia assassina.
Em respeito a este rapaz de 21 anos e a seus familiares precisa ser tomado providencias pra ontem.
Com certeza absoluta que se tivesse redutores, estes monstros do asfalto não estariam cortando Arapoti em alta velocidade causando tragédias e destruindo famílias. A foto foi enviada por T. G que é um dos Arapotienses que está indignado com o descaso das autoridades.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Trevo da Vila Evangélica será alargado e terá bueiro maior
-Camila Delgado
Quem precisa passar pelo trevo entre a rodovia PR 239 e a Rua Adrian Davidse, na Vila Evangélica, sabe como ficava o local em dias de chuva. "O bueiro não dá vazão para a chuva. Já chegou a ficar quase um metro de água para cima do asfalto. Os carros tinham que ficar parado esperando a água baixar para poder passar" conta Ineil Bronoski, proprietário de uma oficina mecânica próxima do local. Visando acabar com esses transtornos, a Prefeitura Municipal de Arapoti, em Parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER - PR), está aumentando o bueiro do local. "Ali tinha uma manilha de 60 centímetros de diâmetro, agora estamos colocando uma de um metro e meio, para que consiga dar a vazão necessária para a água da chuva sem que esta escape para o asfalto", comenta o Secretário Municipal de Infra-Estrutura, Everson Amancio.
A Prefeitura de Arapoti está disponibilizando a mão de obra e maquinário leve. O DER - PR está cedendo os materiais necessários para a obra e o maquinário pesado. O Secretário ainda lembra que também será feita a obra de recuperação do asfalto danificado e de alargamento do trevo. "Vai ser muito bom, porque hoje em dia é complicado para os ônibus manobrarem para irem à escola ali. Com o alargamento vai facilitar bastante", completa Ineil.
quinta-feira, 29 de março de 2012
Polícia apreende menor por tráfico
Os policiais civis vinham investigando denúncias da população contra um menor que estaria traficando drogas no Bairro Humaitá. Depois de observar a movimentação do menor por alguns dias, a polícia esteve em sua residência, onde acabou apreendendo um frasco com várias pedras de crack preparadas para venda. O menor acabou confessando que estava comercializando drogas no bairro e que na noite anterior havia vendido outra parte. Também foi apreendido R$ 60,00 em dinheiro, munições de diversos calibre e vários produtos de furto, como navegador GPS, aparelho de som, tênis, entre outros. O menor, juntamente com a droga e os produtos, foi apresentado na Delegacia de depois ao Ministério Público.
quarta-feira, 28 de março de 2012
Desabrigados pelas enchentes terão novas casas
-Camila Delgado
As famílias que ficaram desabrigadas pela enchente ou que precisaram deixar suas casas por viverem em áreas de risco no ano de 2010 serão realojadas. Novas casas estão sendo construídas pela Prefeitura Municipal de Arapoti, em parceria com o Governo Federal - Ministério das Cidades.
Ao todo são 29 casas, com 40 m², contendo dois quartos, sala e cozinha conjugados e banheiro. "Elas são bem estruturadas e adequadas para que estas famílias possam viver confortavelmente", comenta Osicleia Carneiro.
Já existe uma pré-seleção das famílias que receberão as casas. "São pessoas que perderam tudo, moravam em áreas de risco ou beira de arroios", complementa Osicleia. Mas ainda haverá reuniões onde serão analisadas as necessidades de cada um dessas famílias para criar uma lista de prioridades.
Nesta obra, a prefeitura está doando o terreno, na Vila Santo Antônio, e a mão de obra. E o Governo Federal está oferecendo os demais recursos necessários para a construção das moradias. A empresa responsável pela obra foi escolhida através de licitação.
terça-feira, 27 de março de 2012
Acordo inédito vai preservar patrimônio na Usina de Mauá
Representantes do Ministério Público Federal (MPF), em Londrina, da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Paraná, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul e das empresas consorciadas Copel e Eletrosul firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a preservação do patrimônio cultural arqueológico na Usina Hidrelétrica de Mauá, em fase de construção entre os municípios paranaenses de Telêmaco Borba e Ortigueira.
O acordo inédito lista ações para a preservação dos bens culturais remanescentes da região em que a usina está localizada, na bacia do Rio Tibagi. O termo tem prazo de vigência de cinco anos, renováveis a cada cinco anos, por ocasião da renovação da Licença Ambiental de Operações do empreendimento. Os itens do ajustamento foram definidos pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Iphan/PR, com apoio de técnicos do Iphan/SP e do Centro Nacional de Arqueologia (CNA).
DIRETRIZES - O TAC prevê a realização de pesquisas, ensino e extensão em Arqueologia, por meio de parcerias com universidades do estado, além de um programa de educação patrimonial para difusão de conhecimentos arqueológicos entre as populações do entorno da bacia do Rio Tibagi. O programa também deve subsidiar a publicação de estudos sobre o patrimônio cultural arqueológico da região, inclusive nas línguas das comunidades indígenas locais.
O documento define, ainda, a criação de um museu de território com diversos núcleos espalhados pelos 14 municípios contemplados: Arapoti, Carambeí, Castro, Imbaú, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Reserva, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. O conceito de museu de território baseia-se na descentralização de sua estrutura, garantindo a permanência dos núcleos museais em seu local de origem.
Segundo o superintendente geral do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, Sergio Luiz Lamy, a instalação da Usina Mauá permitiu o resgate de vestígios de povos primitivos que antes estavam sujeitos à degradação. “Desde 2007, estamos trabalhando na identificação e salvamento de sítios arqueológicos na área de influência do empreendimento e, agora, com a assinatura deste termo, reafirmamos nosso compromisso de dar a destinação adequada a esse patrimônio de importância histórica inestimável”, diz.
PIONEIRISMO - A iniciativa pioneira abre um importante precedente para a preservação do patrimônio cultural em grandes empreendimentos hidrelétricos. Segundo o superintendente do Iphan no Paraná, José La Pastina Filho, ao contrário do patrimônio ambiental, que em muitos casos pode ser recomposto, a perda do patrimônio cultural é irreversível, por isso a necessidade de investimento em programas que efetivem a preservação.
“Patrimônio cultural não é apenas o arqueológico. Estes empreendimentos condenam gerações de brasileiros a não ter a oportunidade de desfrutar da beleza da paisagem cultural constituída pelos rios que são transformados em lagos, os chamados reservatórios da usina. Não se troca patrimônio cultural por dinheiro ou bens de consumo. Exigem-se ações efetivas que resultem na preservação do patrimônio cultural remanescente. Se o empreendimento vai gerar lucro por trinta anos, é justo exigir que estas ações ocorram no mínimo por este período”, informa.
Para o procurador da República em Londrina, João Akira Omoto, o Termo de Ajustamento de Conduta é uma referência para as instituições que, segundo ele, precisam evoluir neste tema. “É um trabalho precursor, construído a várias mãos. O Iphan e o Ministério Público Federal aliaram-se para construí-lo, para definir as obrigações. Quando se fala em patrimônio cultural, as perdas são irreparáveis. Por isso, é um fato de grande relevância para o patrimônio cultural arqueológico e a ideia é levá-lo para o contexto da comunidade, apropriando-o como patrimônio local”.
Segundo o diretor de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel, Gilberto Mendes Fernandes, “a importância da celebração do documento está na promoção da educação patrimonial voltada à preservação da cultura e da memória das populações existentes na região do empreendimento e na geração de novos conhecimentos à sociedade, contribuindo com o fortalecimento de valores sociais e ambientais e garantindo ainda mais a incorporação da prática da sustentabilidade aos negócios da Copel”.
segunda-feira, 26 de março de 2012
PSDB MAIS PRA LÁ DO QUE PRA CÁ: "Fernando abandonou o partido, diz Irani"
O presidente do PSDB de Arapoti, Irani Barros, disse agora a pouco que os laços com o pessoal do DEM estão bem apertados e tudo indica que o partido vai de Braz Rizzi na eleição de Outubro.
Na verdade conforme alegou Irani, seria o prefeito Fernando que estaria mudando e tirando todo mundo do PSDB e estaria apoiando o PSD do Potinho. "O PSDB ficou sem candidato a nada e agora estão oferecendo a coligação com o DEM", disse Irani.
O pré-candidato a prefeito Potinho esta reunido com o prefeito Fernando neste momento pra sentir o que tudo isto pode trazer de beneficio ou de maleficio para a campanha.
Na ultima quinta-feira uma comitiva fez uma reunião em Curitiba com o deputado Plauto Miró (1 Secrertário do DEM) o empresário Braz Rizzi, pré-candidato à Prefeitura de Arapoti pelo DEM; Homar Negrão, contador e ex-prefeito de Arapoti; Luiz Carlos Lara, que foi vice-prefeito do município; Silvio Lara, que também é contador e atualmente preside a Câmara de Vereadores; Irani Barros, presidente do PSDB municipal e empresário da área da Educação; e Luciano Kluppel, presidente da Fundação ABC.
Limpeza pública é tema abordado por vereadores
Vereador Potinho é um dos mais atuante na Câmara |
-Nicole Chiaradia
Os vereadores Clara Isabel dos Santos (PV) e Jan Roelof Pot, o Potinho (PSD), apresentaram durante a última Sessão (19) indicações para que a Prefeitura realize limpeza pública nos bairros Jardim Primavera e Matadouro.
Preocupada com a segurança de pedestres e motoristas, a vereadora Clara solicitou ao Meio Ambiente que providencie corte da vegetação na Rua Sebastião Marcolino, no Jardim Primavera, que já invade a via. “Temo não apenas pela segurança de quem utiliza a via como também pelos moradores que podem vir a serem vítimas de ladrões que se escondem no matagal”, alerta.
Já a indicação do vereador Potinho atenta para o acúmulo de lixo e entulho nas calçadas do bairro Matadouro. “Além de estragar a beleza de nossa cidade, o lixo e
o entulho acumulado são abrigo para pragas urbanas, como ratos que podem transmitir doenças. É uma questão de saúde pública”, enfatiza.
O vereador Potinho, também visando mais segurança para a população, reinterou indicação, apresentada no ano passado, solicitando ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a instalação de lombadas eletrônicas no trecho urbano da PR 092. “Temos bairros de ambos os lados da rodovia. Redutores de velocidade ajudariam a prevenir acidentes”, fala. Outro pedido do vereador, desta vez direcionado à Prefeitura Municipal, é a realização da manutenção asfáltica – operação ‘tapa-buracos’ – na Rua João Paulo II, na Vila Romana, e nas ruas do Mutirão III. ***
Melhorias
Os vereadores também solicitaram melhorias nas vias do município. Clara dos Santos apresentou indicação solicitando a instalação de um redutor de velocidade próximo ao Colégio Maximus, no Jardim Primavera. “A rua em frente à instituição é uma avenida com grande movimento de carros que trafegam em alta velocidade. Pais e professores estão preocupados com a segurança dos alunos que frequentam a escola”, explica.O vereador Potinho, também visando mais segurança para a população, reinterou indicação, apresentada no ano passado, solicitando ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a instalação de lombadas eletrônicas no trecho urbano da PR 092. “Temos bairros de ambos os lados da rodovia. Redutores de velocidade ajudariam a prevenir acidentes”, fala. Outro pedido do vereador, desta vez direcionado à Prefeitura Municipal, é a realização da manutenção asfáltica – operação ‘tapa-buracos’ – na Rua João Paulo II, na Vila Romana, e nas ruas do Mutirão III. ***
domingo, 25 de março de 2012
Netos de escravos contam a história as lendas e os mitos do cemitério dos escravos de Arapoti
Agência Criativa
Por David Batista
– A fazenda Boa Vista localizada as margens da PR 132 na altura do km 30 no município de Arapoti, guarda um verdadeiro tesouro da época da escravidão, que aos poucos está sendo corroído pelo tempo. O local à pelo menos 150 anos era a sede de uma das mais famosas e maiores fazenda de escravos de toda a região. Hoje no local é possível vislumbrar um casarão de aproximadamente 400 metros que era a moradia dos ”sinhozinhos”, segundo levantamentos, essa é apenas uma parte do casarão que ao todo somava quase 800 metros, incluindo senzala, salas e pátio onde os escravos eram torturados. Nas proximidades do casarão em meio às plantações de soja, está localizado um cemitério onde eram sepultados os escravos bem como os descendentes das famílias dos nobres da época.
A nossa reportagem não localizou nenhum registro oficial da época que pudesse identificar os últimos proprietários da fazenda antes da abolição dos escravos, mas encontramos ainda morando em uma pequena casa em terras da fazenda Boa Vista, Amazonas Xavier da Silva e sua esposa Maria José Teixeira, ambos com 77 anos, que são netos de escravos. Amazonas como é conhecido é filho de Pedro Lázaro e Florisbela, que por sua vez são de filhos de Antonio e Benedita, que foram escravos e ajudaram na construção de toda a sede da fazenda. Amazonas e Maria são hoje os moradores mais antigos vivos remanescentes das famílias dos escravos, que estiveram com nossa reportagem visitando o casarão, bem como o cemitério dos escravos, onde segundo eles, á muitos anos não retornavam.
O casarão que foi tombado pelo patrimônio histórico do Paraná, tem paredes de aproximadamente um metro de largura, e foram feitas toda em barro com taquara trançada e amarradas com cipó Guambê, parte dos cômodos contem assoalho de Peroba original da época e outra parte, que foi coberta por cimento já pelos novos proprietários após a abolição dos escravos, era de chão batido. Segundo Amazonas, até bem pouco tempo era possível ver os troncos onde os escravos eram amarrados quando não obedeciam às ordens dos capatazes, ou tentavam uma fuga, ”tinha o tronco para amarrar os braços pra cima, as correntes para amarrar os pés, argolas para amarrar as mãos e ainda o coxo de madeira de aproximadamente 4 metros onde era servida a comida para os escravos. O sinal para que todos se reunissem para as refeições era anunciada por um sino que, quando tocando ecoava por toda a fazenda e os escravos largavam os serviços e vinham correndo, os mais novos chegavam primeiro e quando os mais velhos chegavam já cansados, às vezes já na tinha mais comida. Não tinha prato e muito menos uma vasilha para servir as refeições, todos comiam no coxo” afirma Amazonas.
Todos os parentes mais antigos como os pais e avós de Amazonas e Maria, estão sepultados no cemitério dos escravos. Seu Amazonas conta que os escravos eram enterrados em covas rasas em uma parte do cemitério e os nobres eram sepultados em “carneiras” sepulturas em outra parte bem separados. Para quem visita o local, o primeiro impacto é assustador, túmulos quebrados e cruzes, algumas em pé e outras jogadas pelo chão, sepulturas violadas por aventureiros que abriram a procura de supostas relíquias que poderiam ter sido sepultadas junto com os donos. O cemitério é todo cercado por enormes pedras, que segundo dona Maria, foram trazidas pelos escravos das proximidades do Rio Do Mona, que ainda corre dentro da propriedade. Hoje o local, em função da enorme quantidade pedras empilhadas, serve para abrigo e moradia das cascavéis, que foram avistadas em abundancia pela nossa reportagem. Para tornar o lugar ainda mais tenebroso no local existe uma Figueira centenária, cujas raízes estão espalhadas por cima das sepulturas e ainda pedaços e troncos que parecem estar petrificados.
Após abolição dos escravos os pais de Amazonas e Maria continuaram morando na fazenda e trabalhando como arrendatários em plantações de milho e feijão. Segundo dona Maria sua avó Cipriana trabalhava na cozinha da fazenda e seu avô trabalha na roça, o mesmo aconteceu com os seus pais. “Os filhos dos descendentes dos escravos todos se criaram na fazenda, alguns saíram para trabalhar fora como foi o caso do meu marido Amazonas que só teve um registro na sua Carteira de Trabalho, foram 35 anos trabalhando no DER”, afirma Maria.
Seu Amazonas com muitas dificuldades para andar fez questão de acompanhar todos os passos da nossa reportagem sempre acompanhado pela esposa Maria e seu filho Zézão, “acho muito importante se fazer uma reportagem dessas porque daqui há alguns anos nada disso mais vai existir e muito menos alguém para contar essa história que aconteceu dentro do município de Arapoti e que pouca gente tem conhecimento”, disse Zézão.
Como não podia faltar depois da entrevista, que aconteceu na casa do casal, surgiram várias estórias de assombrações e “avisagens”. Amazonas conta que em uma das suas andanças a cavalo pela fazenda, chegou de madrugada e foi dormir em uma das portas da entrada do casarão e já enrolando na sua capa percebeu que ela estava levantando e que uma assombração queria dormir junto com ele debaixo da capa. Dona Maria interrompe a conversa e conta que Amazonas durante suas andanças pelas madrugadas viu por várias vezes o saci perere pulando com uma perna só. Dona Maria afirma que o saci amarrava as crinas do cavalo para que pudesse montar, depois disso fazia trança na crina e no rabo do cavalo, “ninguém conseguia desmanchar os nós e depois tinha que corta a crina e o rabo do cavalo” afirma Maria. Dona Maria disse ainda que acredita em assombrações, mas que hoje em dia nem as assombrações pode mais com vida do povo.
sexta-feira, 23 de março de 2012
Dois vagabundos são presos por furtar residências
Numa das casas os larápios
encheram o rabo de vinho
No final da noite da última segunda, dia 19, uma família foi vítima de uma “arrastão” promovido em sua residência. Depois que saíram para ir à igreja, os invasores aproveitaram da ausência dos moradores e entraram na casa, tomaram várias garrafas de vinho, bagunçaram a casa inteira e ainda subtraíram vários bens, entre notebooks, monitores, malas de viagens, talões de cheques, cartões de créditos, perfumes, relógios, entre outros, além de quase R$ 1.500,00 em dinheiro.
Os rapazes já eram investigados pela polícia pela prática de furtos, mas não passou desta vez.
Já ao amanhecer, os policiais procuraram Dilcinho e o localizaram em sua residência. Junto com ele foi encontrado apenas um óculos de sol subtraído, no entanto o mesmo relatou que havia gastado parte do dinheiro e, ainda, que os demais produtos e o restante do dinheiro estariam na residência de Rosa.
Os policiais foram até o local e lá encontraram todos os demais produtos subtraídos, além de uma folha de cheque preenchida de propriedade da vítima. Rosa que não estava em casa foi encontrado logo em seguida nas ruas do bairro dando um role numa boa como se nada tivesse acontecido. O disgramado foi preso em flagrante e com ele, localizado parte da bufunfa furtada. Os objetos foram todos reconhecidos e devolvidos às vítimas. Os dois malandros agora vão permanecer por algum tempo hospedado por nossa conta no setor de carceragem da Delegacia, à disposição da dona justa.
VENDE-SE
S 10, linda, totalmente equipada! Ano 1996. Aproveite: só R$ 15.400,00, é pra vender mesmo. Fone: 9617:5531 (tim) |
quinta-feira, 22 de março de 2012
Água: Vereador pede recuperação de minas na zona rural
Falta de saneamento básico pode ser fator de contaminação
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), o vereador Ademir Aparecido Moreira (PSD) aproveitou a data para reiterar o requerimento 31/2011, apresentado em maio do ano passado. A preocupação do vereador em ambas as proposições, é com a preservação e recuperação das minas de água da zona rural de Arapoti. Segundo levantamento da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 70% das minas existentes estão contaminadas com coliformes fecais. O motivo principal seria, segundo Ademir, a falta de saneamento básico na região.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) da Secretaria de Saúde do município, existe hoje uma população rural com cerca de cinco mil pessoas e, destas, 900 famílias usam água de poço ou mina e quase 100 famílias não têm banheiro em casa. “Estes dados fornecidos pelo SIAB são de 2008. A Prefeitura precisa atualizar estes levantamentos e, com base nas novas informações, elaborar projetos que melhorem o saneamento e recuperem a qualidade da água destas minas contaminadas”, enfatiza.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a esse bem natural. Também foi elaborada pela ONU a Declaração Universal dos Direitos da Água, que torna obrigatória a responsabilidade de todas as pessoas pela qualidade da água, bem como por sua manutenção. “Este dia comemorativo vem nos lembrar de que todos nós somos responsáveis pela conservação deste bem natural. A Saúde, em parceria com o Meio Ambiente, precisa com urgência tomar medidas de recuperação das minas de água do nosso município”, afirma.
terça-feira, 20 de março de 2012
EXCLUSIVO: SURGE MAIS UM CANDIDATO A PREFEITO
"Será uma campanha dos milhões contra o tostão, mas disso não tenho medo"
Juarez não tem medo do Braz e nem do Potinho e disse que vai á luta |
Ontem, em primeira mão, o vereador Juarez Antônio Wollz, declarou ao Blog que é pré-candidato a prefeito.
Segundo ele, já tem total apoio do partido, PPS e dos deputados Sandro Alex e Marcelo Rangel.
No seu segundo mandato como vereador, Juarez é vice-presidente da Câmara e gerente regional da Sanepar onde gerencia 13 cidades.
"Arapoti se estacionou, precisamos incentivar o fomento de empregos, estou pensando no município e vou sim colocar meu nome pra comunidade apreciar, será uma disputa do tostão contra os milhões, mas disso não tenho medo não", disse Juarez.
Além de Juarez, Arapoti já tem como pré-candidatos declarados, Braz Rizzi e Potinho.
segunda-feira, 19 de março de 2012
GUERRA DO TRÁFICO: Tiroteio deixa dois baleados
A discussão se deu entre vários rapazes do Bairro Vila Nova que são envolvidos com o tráfico de drogas. Segundo foi apurado pela polícia, os rapazes teriam reunido um montante em dinheiro e entregue para Rafael Amaral do Nascimento, 19 anos, ir até a cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba-PR, buscar drogas com seus conhecidos, já que lá conseguiria o produto por um preço melhor. Só que ao retornar para cidade de Arapoti, Rafael não cumpriu com o prometido e nem devolveu o dinheiro para os outros rapazes que ficaram insatisfeitos e exigiam de Rafael o dinheiro adiantado como pagamento ou a droga prometida. Rafael retornou para a cidade de São José dos Pinhais e retornou já no dia seguinte armado. Durante a noite da última terça-feira, Reinaldo Leite Corrêa, 31 anos, conhecido como “S.P”, acompanhado de outros rapazes, encontrou Rafael no Bairro e foram cobrar a dívida. Iniciaram uma discussão, sendo que Reinaldo empunhou uma faca e acabou atingindo Rafael na cabeça. Rafael, por sua vez, sacou uma pistola 9mm que portava e, mesmo agarrado por trás por “S.P”, começou a disparar contra outros rapazes que saíram correndo do local, mas Rodrigo Gonçalves Ribeiro, 21 anos, que também estava no local, acabou sendo atingido com um tiro na perna esquerda. Em seguida, acabou acertando a própria perna em razão da luta corporal, mas quando conseguiu se desvencilhar, disparou dois tiros na cabeça de “S.P”. Rafael fugiu pela mata de eucalipto próximo do bairro e acabou sendo preso em seguida quando tinha retornado para a casa de parentes em buscas de socorros médicos. Os outros dois feridos foram socorridos no hospital local. A polícia agiu rápido para efetuar a prisão do responsável, bem como para localizar e apreender os vestígios do crime. Tanto os policiais civis quanto militares passaram a noite e a madrugada trabalhando procurando as arma do crime e outros vestígios, já que a faca havia sido lançada dentro de um matagal e a pistola 9mm escondida no meio da floresta de eucaliptos durante a fuga de Rafael. A faca de 34 cm, do tipo caça, foi localizada pouco tempo depois no meio do matagal, ainda toda ensangüentada pela ação dos criminosos. A pistola 9mm foi localizada já ao amanhecer escondida embaixo das folhagens secas da plantação de eucaliptos e enrolada em uma camiseta verde. Nas investigações, a polícia ainda descobriu que Rafael é um forte suspeito de ter vitimado um menor de 16 anos no último domingo na cidade de São José dos Pinhais com um tiro na cabeça, quando esteve por lá. Reinaldo, por sua vez, já havia sido preso na cidade de Arapoti por tráfico de drogas. Em seu histórico, Reinaldo já havia sido atingido por mais de 20 (vinte) tiros de pistola 9mm no corpo quando, então, morava no Estado de São Paulo (por isso seu apelido “S.P”), além dos dois tiros de igual calibre que acabou sendo atingido nesta ocorrência. Até o momento da informação, Reinaldo estava se recuperando no hospital “Bom Jesus” de Ponta Grossa para onde foi transferido. Rodrigo não corria risco de morte em razão do tiro sofrido não ter atingido região vital. Já Rafael, depois de prestados os socorros médicos, foi autuado em flagrante delito e encontra-se preso na Cadeia Pública de Arapoti-PR, à disposição da Justiça. “Graças à dedicação e empenho dos policiais envolvidos na operação, foi possível esclarecer o crime e dar uma resposta rápida à sociedade”, afirmou um dos policiais.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Fórum Eleitoral de Arapoti tem sede própria
Foi inaugurado em Arapoti o Fórum Eleitoral Desembargador Carlos Vitor Maranhão de Loyola. Com 250 m², o 91º fórum eleitoral do estado do Paraná custou cerca de R$ 316 mil, provenientes de recursos da União. O terreno para a construção do mesmo foi doado pela prefeitura municipal.
O prédio é dividido em três módulos, sendo um para área administrativa, um para depósito de urnas e um para Central de Atendimento ao Eleitor. Para o Prefeito Municipal Luiz Fernando de Masi, a construção do fórum mostra a relevância de Arapoti para o estado. "Possuímos um eleitorado relevante, e agora ele poderá ser atendidos com mais agilidade e conforto", complementa.
Para Oswaldo Soares Neto,Juiz de Direito da comarca de Arapoti e Diretor do Fórum Eleitoral, este é um momento de notável importância para a comunidade arapotiense. "O fórum representa a democracia em funcionamento, e com ele poderemos demonstrar ainda mais transparência e respeito ao nosso eleitor". A cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira, dia 09 de março, na própria sede do fórum que fica na rua Placídio Leite, 84, Centro Cívico - ao lado da Biblioteca Cidadã. Estiveram presentes no evento: o Deputado Federal Abelardo Lupion; Deputado Estadual Pedro Lupion; Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Rogério Kanayama; Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção de Wenceslau Bráz, Clodoaldo de Meira Azevedo; Representante da OAB em Arapoti, Paulo Madeira; Promotor Eleitoral de Arapoti, José Roberto de Castro Filho; Juiz de Direito da Comarca de Arapoti e Diretor do Fórum Eleitoral, Oswaldo Soares Neto; Prefeito Municipal de Arapoti, Luiz Fernando de Masi; Vereadores de Arapoti Juarez Wollz e Jan Pot (Potinho), Marino Gouveia, Claudinei Moreira (Toddynho), Clara dos Santos; Representante do 4º Comando Regional de Polícia, Capitão Sérgio Mambós; Comandante do Destacamento da Policia Militar de Arapoti, Subtenente Edvaldo Prestes; Delegado da Policia Civil de Arapoti, Wellington Daykubara; Viúva e filhos do Desembargador Carlos Vitor Maranhão de Loyola, Sônia Maria Loyola, Tatiana de Loyola e Carlos Augusto de Loyola.
Carlos Vitor Maranhão de Loyola nasceu em Curitiba - PR, no dia 05 de fevereiro de 1946. Filho de Agostinho Saldanha de Loyola e Thamar Maranhão de Loyola. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1968. Aprovado em concurso público, foi nomeado Juiz Substituto da comarca de União da Vitória em setembro de 1969. Como Juiz de Direito execer suas atividades em Goioerê, Alto Paraná, Cruzeiro do Oeste, Ponta Grossa e Curitiba. Indicado, por unanimidade, pelo Tribunal de Justiça como Membro Efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, atuou no período de maio a dezembro de 1984. Ao término deste período, foi nomeado para o cargo de Juiz do Tribunal de Alçada, onde integrou a 1ª Câmara Cível. Em outubro de 1993 foi eleito Vice-Presidente do Tribunal de Alçada, assumindo a Presidência deste Tribunal em setembro de 1994. Foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em fevereiro de 1995. Após sua aposentadoria passou a exercer a advocacia. Faleceu em 25 de junho de 2011. Foi casado com Sônia Maria da Silva Loyola e deixou quatro filhos: Victor Hugo Maranhão de Loyola, Caroline Elise Loyola Emery, Tatiana Eleusis de Loyola Bussmann e Carlos Augusto Maranhão de Loyola.
O Homenageado
terça-feira, 13 de março de 2012
ARAPOTI ENTRA NA DISPUTA POR FRIGORÍFICO
Alguns terrenos na região estão sendo estudados e o objetivo é ter uma área de cerca de 40 hectares em local que facilite a logística de distribuição. A forma de participação de cada cooperativa está sendo discutida e uma das possibilidades é pelo volume de fornecimento de suínos. Os associados das três já atuam na área mas, como não possuem frigorífico próprio, fornecem para terceiros, entre eles a BRF - Brasil Foods e empresas menores.
"Como vendemos animal vivo, estamos em um mercado não muito seguro", diz o presidente da Castrolanda, Frans Borg. Com a industrialização, segundo ele, a meta é dar mais garantias e sustentabilidade aos criadores. Borg conta que a ideia é abater para trabalhar com cortes e também embutidos.
Entre as definições pendentes está a marca. "Podemos industrializar com marca própria e também prestar serviços para terceiros", diz Borg, que está conversando com possíveis interessados.
Hoje, a Castrolanda, que fica no município de Castro, é a que tem o maior núme-ro de suínos entre as três (cerca de 60%), enquanto a Bata-vo, de Carambeí, e a Capal, de Arapoti, dividem o restante.
Não é a primeira vez que esses grupos se associam. Já atuaram em conjunto no passado, com a marca Batavo, antes de decidirem vender o negócio nos anos 90 para a Parmalat. Na sequência, o controle foi para a Perdigão e para a BRF.
Atualmente, essas cooperativas têm intercooperação na área de leite. Mas, com o frigorífico, farão o maior investimento conjunto dos últimos anos. Parte dele deve ser financiado - 70% a 80%. Os suínos terão como destino os mercados doméstico e externo. A Castrolanda, que atua na industrialização de batata, leite e ovinos, com marca própria e de terceiros, deve ficar com a gestão do frigorífico, mas as decisões serão compartilhadas. Ela é a maior das três: faturou R$ 1,29 bilhão em 2011. As receitas da Batavo somaram R$ 873 milhões e as da Capal, R$ 459 milhões.
Antes da parceria na área de suínos, a Batavo investiu R$ 60 milhões, em 2011, em uma fábrica de leite e criou a marca Frísia para voltar ao varejo. A unidade fica em Ponta Grossa.
A industrialização tem sido o caminho das cooperativas do Paraná nos últimos anos para crescer e remunerar melhor o produtor. No ano passado, elas faturaram, no total, R$ 30 bilhões.
POTI ARTICULA VINDA DE FRIGORÍFICO
O pré-candidato a prefeito Jan Roelof Pot, o Potinho (PSD), pediu para o deputado Eduardo Sciarra e ao secretario da agricultura do Paraná, Norberto Ortigara a interferência para que o frigorífico seja implantado em Arapoti. Segundo ele a cidade de Carambei não tem interesse da instalação pelo fato de não ter mão de obra, e o frigorífico deve gerar 600 empregos diretos e 2000 indiretos.
Para o vereador, que esta muito entusiasmado com esta possibilidade, caso isto ocorra irá ajudar muito no desenvolvimento da cidade, gerando empregos e rendas para os munícipes em todos os aspectos.
domingo, 11 de março de 2012
Mulher se suicída
Uma mulher acabou se suicidando nesta semana.
Segundo informações da Polícia Militar, Luciane Maria da Silva Ribeiro, foi encontrada enforcada dentro de sua casa por seu pai,que chamou a polícia.
A casa da mulher fica situada na Rua José Alvarez na vila Romana, em seguida o local foi isolado pela Polícia e um investigador da Polícia Civil esteve no local para tomar os procedimentos.
A Polícia Civil ainda não sabe qual seria a motivação do suicídio.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Ponta Grossa.
Segundo informações da Polícia Militar, Luciane Maria da Silva Ribeiro, foi encontrada enforcada dentro de sua casa por seu pai,que chamou a polícia.
A casa da mulher fica situada na Rua José Alvarez na vila Romana, em seguida o local foi isolado pela Polícia e um investigador da Polícia Civil esteve no local para tomar os procedimentos.
A Polícia Civil ainda não sabe qual seria a motivação do suicídio.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Ponta Grossa.
quinta-feira, 8 de março de 2012
Cidade ganha novo Fórum
Amanhã será inaugurado o Fórum Eleitoral de Arapoti.
A cerimônia acontecerá às 11h, no próprio Fórum (situado na Rua Placídio Leite, 84, ao lado da Biblioteca Cidadã).
A cerimônia acontecerá às 11h, no próprio Fórum (situado na Rua Placídio Leite, 84, ao lado da Biblioteca Cidadã).
Além das autoridades locais também estarão presentes toda cúpula do TRE.
terça-feira, 6 de março de 2012
Já começou o campeonato de futsal adulto 2012
No último dia 29 começaram os jogos do Campeonato Aberto de Futsal Adulto de 2012 – 1º Semestre. Promovido pela Divisão de Esportes e Lazer de Arapoti, nessa edição serão 14 equipes e 58 jogos ao longo de pouco mais de dois meses de competição.
Abaixo o cronograma dos jogos da primeira fase:
29/02/2012
19:30 – Orgateca X Vila Romana
20:30 – Paraná Banco X Inter School
21:30 – Arapagri X Jakeline Modas
05/03/2012
19:30 – Meninos da Vila X Orgacon
20:30 – Simoagro X Radiadores Jime
21:30 – Sicredi X PMA Juvenil
07/03/2012
19:30 – 3ª Lomba (CH) X Paraná Banco
20:30 – Jakeline Modas X Orgateca
21:30 – Meninos da Vila X Arapagri
12/03/2012
19:30 – Magazine Aquarela X Vila Romana
20:30 – Orgacon X Orgateca
21:30 – Simoagro X Sicredi
14/03/2012
19:30 – Inter School X PMA Juvenil
20:30 – Arapagri X Magazine Aquarela
21:30 – Paraná Banco X Simoagro
19/03/2012
19:30 – Vila Romana X Arapagri
20:30 – Orgateca X Meninos da Vila
21:30 – Orgacon X Magazine Aquarela
21/03/2012
19:30 – Sicredi X 3ª Lomba (CH)
20:30 – Vila Romana X Orgacon
21:30 – PMA Juvenil X Paraná Banco
26/03/2012
19:30 – Magazine Aquarela X Orgateca
20:30 – Arapagri X Orgacon
21:30 – Pma Juvenil X Radiadores Jime
28/03/2012
19:30 – Paraná Banco X Sicredi
20:30 – Jakeline Modas X Vila Romana
21:30 – 3ª Lomba X Inter School
02/04/2012
19:30 – Simoagro X PMA Juvenil
20:30 – Jakeline Modas X Magazine Aquarela
04/04/2012
19:30 – Vila Romana X Meninos da Vila
20:30 – Inter School X Simoagro
21:30 – PMA Juvenil X 3ª Lomba (CH)
09/04/2012
19:30 – Radiadores Jime X Inter School
20:30 – 3ª Lomba X Simoagro
21:30 – Magazine Aquarela X Meninos da Vila
11/04/2012
19:30 – Radiadores Jime X 3ª Lomba (CH)
20:30 – Orgateca X Arapagri
21:30 – Orgacon X Jakeline Modas
16/04/2012
19:30 – Radiadores Jime X Paraná Banco
20:30 – Inter School X Sicredi
segunda-feira, 5 de março de 2012
PRESO LADRÃO QUE ROUBOU VÁRIAS CASAS
A Polícia vinha investigando os casos de furto já há algum tempo. No final do ano passado o ladrão já havia sido identificado e com ele foram recuperados vários produtos de furtos que foram reconhecidos e devolvidos às vítimas. Não foi diferente no inicio desde ano, quando novamente outros produtos foram recuperados e, esclarecido que o crime havia sido praticado pelo mesmo autor. Das vezes anteriores, o rapaz acabou tendo que ser liberado pela polícia em razão da impossibilidade de mantê-lo preso, já que não se tratava de situação de flagrante. Porém, durante a madrugada do último dia primeiro, a rapaz acabou sendo flagrado depois tentar praticar um furto no Residencial II durante a madrugada e preso pela polícia militar. Logo depois, acabou confessando aos investigadores e policiais militares a prática de mais outros seis (6) furtos em residência. O rapaz agia sempre da mesma forma. Sondava as casas e esperava que ficasse sem ninguém. Depois arrombava as janelas praticava o furto. Outros produtos e notebooks foram recuperados e devolvidos às vítimas. Somente no final do ano de 2011 e inicio de 2012 o rapaz foi responsável por 20 furtos de residência na cidade.
VENDE-SE
VENDE-SE
Vende-se esta linda D20 Veraneio COMPLETA , MOTOR MAXION TURBINADA, 8 lugares ano 1993. É pra vender de R$ 45.000,00 por R$ 40.000,00 Fone 43-9617-5531 |
sexta-feira, 2 de março de 2012
Potinho foi o vencedor da enquete
Na primeira rodada de enquetes realizado por este Blog o vereador Potinho saiu vencedor.
Há poucos dias do encerramento a disputa chegou a empatar mas depois Poti deslanchou, pegou a dianteira e venceu com larga vantagem.
Existe ainda a possibilidade de numa segunda rodada um bate-chapa entre Nelsinho e Potinho, o Blog já entrou em contato com Nelsinho e aguarda uma nova decisão, tendo em vista segundo interlocutores, Nelsinho estaria voltando atrás e poderá entrar na disputa.
Assinar:
Postagens (Atom)