Os diferentes modelos de gestão e a importância da atuação do cooperativismo no setor de infraestrutura foram temas abordados pelas cooperativas Ceral e Capal, anfitriãs da terceira reunião do Encontro de Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar.
O evento foi realizado nesta quinta-feira (17/05), na sede da Ceral, em Arapoti, e reuniu cerca de 50 dirigentes e representantes de cooperativas da região Centro-Sul.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o coordenador do núcleo cooperativo do Centro-Sul e presidente da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, fizeram a abertura do evento, ressaltando a necessidade de ampliar a interação e a coesão do setor. “O intercâmbio constante de informações entre as cooperativas contribui para que nossas estratégias sejam mais assertivas”, disse Ricken.
Cooperativistas - A mesa de abertura do encontro foi composta também por Renato Greidanus e Frans Borg, respectivamente, presidentes das cooperativas Frísia e Castrolanda, pelo presidente do Conselho de Administração da Capal, Erik Bosch, pelo presidente da Ceral, Adolf Hendrik van Arragon, além da gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Fabíola Nader e do economista Juan Jensen.
O evento teve ainda a presença dos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, da Fecoopar, Nelson Costa, e do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.
Apresentações - A apresentação sobre a história e o modelo de gestão das cooperativas anfitriãs foi feita pelo presidente executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga, e pela gerente administrativa da Ceral, Siomara Oliveira Santos. Depois, Juan Jensen fez palestra sobre as perspectivas econômicas do Brasil em 2018, e Fabíola Nader abordou as estratégias políticas do cooperativismo brasileiro.
-Com assessorias
Atriz Eloísa Mafalda
morre aos 93 anos
http://www.minhatop.com/3046689/atriz-eloisa-mafalda-morre-aos-93-anos/