sábado, 20 de agosto de 2011

Agentes Comunitários de Saúde aprendem sobre prevenção de deficiência intelectual


Em virtude da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Arapoti participaram de uma palestra nesta terça-feira (16), onde foram instruídos sobre como prevenir esse problema.
Joelma Baby, professora da APAE de Arapoti, mostrou quais fatores podem levar à deficiência intelectual, e mostrou os cuidados que devem ser tomados durante o período pré natal (da concepção até o início do trabalho de parto), perianto (do início do trabalho de parto até o 30° dia de vida do bebê) e pós natal (do 30° dia de vida até o final da adolescência).

Para a professora é de suma importância que os ACS tenham essas informações. “São eles que estão em contato direto com a população e podem ajudar não só através de palavras, mas também de ações como pesagem, medição e vigilância da alimentação das crianças”. Ela ainda lembra que se o Agente suspeitar de alguma deficiência deve encaminhar essa pessoa a um posto de saúde, para que o médico responsável encaminhe para APAE, onde uma equipe multidisciplinar poderá confirmar ou não o problema.

A diretora da Estratégia da Família, Emilaine Gregório Klichowski, se diz muito contente com a parceira entre a Secretaria Municipal de Saúde e a APAE. “Fico muito feliz que a Joelma tenha vindo falar, pois esse é um assunto muito importante e que não pode ser deixado de lado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.