segunda-feira, 30 de abril de 2012

Campeão mundial de futsal é treinador da escolinha de futebol

Agência Criativa
Por David Batista


Uma escolinha de futebol do Paraná Clube com quase 100 atletas com idade entre 8 e 16 anos, está funcionado desde março no município de Arapoti com treinos no estádio Municipal Bianor Nunes. O Autor do projeto é Danilo Lançoni Lacerda, 40 anos, ex jogador de futsal, que iniciou sua carreira como jogador com 12 anos no Colorado, que anos depois faria uma fusão com o Pinheiros, tornando se o Paraná Clube. No clube ele jogou futebol de campo até os 19 anos, depois iniciou sua carreira no futsal. Danilo que tinha planos de trabalhar no esporte quando encerrasse sua carreira, passou por diversos clubes brasileiros, entre eles a Inpacel de Arapoti em 92, chegando à seleção brasileira em 93, onde conquistou vários títulos brasileiros e Sulamericanos, e no auge da carreira jogou 7 anos na Itália e depois retornou ao Brasil.
Em busca do sonho de trabalhar com crianças no esporte, Danilo fez contatos com a diretoria do Paraná Clube em Curitiba, que achou a iniciativa do atleta interessante e deu toda assessoria para que o projeto da criação da escolinha de futebol de Arapoti se tornasse uma realidade. Já no mês de fevereiro deste ano os trâmites legais estavam concluídos com a diretoria do Paraná Clube e Danilo autorizado a iniciar os trabalhos que começaram em março com a abertura das inscrições dos atletas. “Em menos de 30 dias já tínhamos quase 70 atletas inscritos e hoje já estamos chegando aos 100. Era um sonho que eu tinha quando parasse de jogar, que hoje se tornou realidade. Estar desenvolvendo esse projeto em Arapoti para mim é uma honra, aqui joguei na Inpacel, vivenciei o auge da minha carreira chegando à seleção brasileira, constituí família e hoje estou fazendo o que planejei, esse projeto é sem dúvida uma grande satisfação pessoal”, afirmou Danilo.
Os treinos acontecem toda segunda e quarta feira com 1 hora por dia. Os atletas são divididos por faixa etária e para cada categoria acontece um tipo específico de treinamento. “Não podemos exigir dos garotos de 8 anos o mesmo que exigimos dos de 15 anos, porém em um quesito temos unanimidade que é a disciplina, isso é fundamental na formação do atleta”, diz Danilo. Nos primeiros 30 minutos o professor Danilo, como é chamado pelos garotos, faz a preparação física, depois treinamento com bola onde são ensinados fundamentos básicos como passes, dois toques e em seguida o tão esperado “rachão”. Danilo sempre atento e conversando bastante com os atletas, várias vezes para as jogadas e passa instruções para os jogadores. “A visão rápida do atleta no desenrolar das jogadas são fundamentais para surpreender a defesa adversária, por isso eu quase sempre paro as jogadas para recomeça-las com orientações e em outras oportunidades eu indico ao atleta que está com a bola, a melhor opção de jogada, o mesmo acontece com a nossa defesa e meio de campo”, afirma o treinador.
Danilo que agradeceu ao prefeito Luiz Fernando de Masi por ter cedido o estádio para os treinos, ainda conta com o apoio de outro bi campeão mundial de futsal - Paulo Sérgio Lira Goes “Fininho” que passou por grandes clubes brasileiros, jogou na Itália e hoje reside em Arapoti. Fininho que tem o filho Pedro de 15 anos treinando com Danilo, afirma que o trabalho do amigo e ex-parceiro de seleção brasileira é de extrema importância para a comunidade arapotiense. “O Danilo não está só trabalhando na formação de novos atletas, mas também na formação do homem e do seu caráter. O esporte tratado com seriedade une classes sociais e oferece condições para que os garotos saiam das ruas onde sabemos da facilidade do contato com as drogas. Está de parabéns não só o Danilo por colocar em prática seu sonho, mas também toda a comunidade arapotiense”, disse Fininho. O bi campeão brasileiro falou ainda do peso e da credibilidade que tem o nome Danilo na indicação de um atleta para qualquer clube.
Danilo que tem a disposição um professor de educação física, também conta com o apoio da esposa Patrícia que o acompanha aos treinos, cuida da parte burocrática da escolinha e faz o contato com os pais dos atletas. Danilo fez questão de destacar que pelos menos 30% dos atletas participam dos treinos sem custo nenhum, “nós já conseguimos, com ajuda da minha esposa, cestas básicas para as famílias de alguns atletas. Isso é extremamente gratificante, poder atuar na parte social também”, afirmou. Outro fator importante destacado pelo treinador é a abertura oferecida pela diretoria do clube curitibano, para que os garotos que se destacarem possam ir sem burocracia fazer testes nas instalações do clube na capital.

Sondagem: No início do mês de abril o ex-jogador da década de 80 Márcio Ramos e olheiro de um grande clube de Curitiba, esteve visitando Arapoti onde acompanhou os treinos da garotada. Márcio discreto trouxe na bagagem o nome de pelo menos dois garotos, que preferiu não identificar sem antes fazer contato com o treinador, “um deles” segundo Márcio, é articulador da grande área, rápido e tem um bom domínio de bola, o outro mais encorpado, tem pinta de atacante rompedor, os dois tem a característica de partir para cima dos defensores, esses são prenúncios de que no futuro podem ser grandes jogadores”. Afirmou.

Um comentário:

  1. oi meu nome e caio quirino tenho 11 anos e queria fazer um teste em um clube deixo o link do meu video http://www.youtube.com/watch?v=H_gQdr-Szn0 ou asse se no ytube caio quirino tem dois vídeos meus La te. para contato 016-91743330

    ResponderExcluir


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.