quinta-feira, 19 de junho de 2014

Vereadores discutem projeto para construção e reforma de Unidades de Saúde


Nicole Chiaradia
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Arapoti recebeu na tarde desta quarta-feira (18) a secretária de Saúde, Talita Klüppel, para discutir os projetos de lei 1599 e 1602 que tratam da construção da Unidade Saúde da Vila dos Funcionários e da reforma da Unidade de Saúde do Distrito de Calógeras, respectivamente. A reunião é resultado da convocação feita pela própria Comissão na última Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (16). Os projetos orçamentários já se encontram em trâmite na Casa de Leis e aguardam pareceres para entrar em discussão e votação do Plenário.

Sob presidência do vereador Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC), e com a presença dos vereadores Lelo Ulrich (PT), João Maria Bueno Bonfim, o Chipanzé (PPS) e Marineo Ferreira, o encontro foi essencial para a Comissão sanar dúvidas e exarar pareceu favorável para ambos os projetos. “A Comissão exara parecer favorável pela tramitação dos referidos projetos, tendo em vista que os mesmos se adéquam aos quesitos avaliados e considerando as explicações da Secretária de Saúde plausíveis. Os mesmos estão em conformidade com os princípios legais e contemplam as preconizações da Lei Orgânica Municipal no quesito eficiência e legitimidade”, constou na ata da reunião.

Segundo os relatos da Secretária, a construção da UBS Vila dos Funcionários tem orçamento estimado em R$ 600 mil, recurso pleiteado junto ao Governo do Estado que ainda aguarda aprovação documental. Ainda segundo informações, a nova Unidade de Saúde será construída anexa à futura Super Creche (em construção), e contará com espaço físico de 380m². A estrutura beneficiará os três mil moradores da Vila dos Funcionários, desafogando assim a UBS do Jardim Ceres, que atualmente atende cerca de oito mil pessoas. O vereador Lelo Ulrich lembrou que próximo ao local escolhido para a construção da Unidade existe uma empresa de reciclagem de resíduos sólidos e que a Vigilância Sanitária deverá fazer a avaliação e liberação do terreno caso não haja risco de contaminantes.

Para reforma da Unidade de Saúde de Calógeras, a estimativa de orçamento é de R$ 107 mil, recurso proveniente de Fundo do Governo do Estado. A Unidade de Calógeras conta atualmente com uma equipe de 19 profissionais disponíveis para atender uma população de dois mil habitantes. A Secretária informou que as empreiteiras que realizarão a reforma, estimada para durar 90 dias, deverão seguir um cronograma de ações com o objetivo de não prejudicar o atendimento a população.

5 comentários:

  1. SÓ BLÁ BLÁ BLÁ E MAIS NADA E A SAÚDE CONTINUA CADA DIA PIÓR...

    ResponderExcluir
  2. Queremos o uniforme Escolar dos nossos filhos, se possível de boa qualidade como eram antes.............

    ResponderExcluir
  3. Os terrenos do distrito industrial nao e para empresa? Porque o vereador todinho construi uma casa la em vez de destinar a uma empresa para gerar emprego. Construi la so porque e vereador isso e uma barbaridade

    ResponderExcluir
  4. RECADO PARA ASSISTENCIA SOCIAL DE ARAPOTI...... ENQUANTO VC SECRETARIA DORME EM LENÇOIS QUENTES TEM 2 POBRES ANDARILHOS QUE DORMEM FAZEM UNS 2 MESES NA RUA.........POR FAVOR NEH..........#NAOFAZEMNADA

    ResponderExcluir
  5. SE VOCE ESTA TÃO PREOCUPADO, LEVE-OS PARA SUA CASA:

    ResponderExcluir


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.