sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Câmara cria o Dia da Imigração Holandesa

Divulgação

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou nesta semana, em segundo turno e por unanimidade, o projeto de Lei 1678/2015 que institui o Dia da Imigração Holandesa no município. A data escolhida para comemoração, 09 de junho, lembra o dia em que as primeiras famílias holandesas chegaram ao município.
De autoria dos vereadores Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC) e Silvio de Jesus Trindade, do Alemão (PTB), o projeto estabelece ações para promover a cultura holandesa no município. Em seu artigo 3º, o projeto Lei estabelece que durante o Dia da Imigração Holandesa, o Poder Público poderá promover atividades como palestras, exposições, passeios, desfiles e apresentações artísticas que resgatem a história holandesa no município de Arapoti.
Hilbert Kok, pertencente a uma das famílias holandesas pioneiras em Arapoti, acompanhou a votação e recebeu uma placa que simboliza a aprovação do projeto. A família Kok chegou ao Brasil em 1960, pelo porto de Santos (SP). Instalaram-se em Arapoti, onde desenvolveram a agricultura e a pecuária local. “Desde então, uma grande comunidade foi formada neste município, sempre apoiada no tripé religião, educação, e cooperativismo. A Holanda paranaense hoje nos orgulha com sua cultura, trabalho, honestidade, competência e sucesso”, disse o vereador e propositor Toddynho.

Um comentário:


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.