sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Comissão de Saúde discute Unidade Veterinária


O vereador e Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Ademir Aparecido Moreira (PSD), esteve nesta quarta-feira (1º) em reunião com os secretários de Saúde, Luiz Antônio Bispo, de Meio Ambiente, Sebastião Mesquita, e de Planejamento, Claiton Siqueira, para discutir a implantação e funcionamento da Unidade Veterinária Municipal de Arapoti. Também estiveram presentes o vereador Jan Roelof Pot, o Potinho (PSD), e a chefe da Vigilância Sanitária, Andrea Cristina Carneiro, além da assessoria jurídica e contábil da Prefeitura.
O projeto, que já consta no orçamento municipal para 2012, tem investimento estimado em R$60 mil. Segundo o vereador Ademir, basta agora planejar como as secretarias irão agir durante a implantação e funcionamento da Unidade. “A implantação tem caráter de urgência, visto a grande necessidade do município em adotar políticas de proteção e controle animal”, alerta. Outra reunião de mesmo objetivo já está marcada para a próxima segunda-feira (06), às 10 horas, na Prefeitura Municipal.

O Projeto
Já foi protocolado na Câmara Municipal o Projeto de Lei, de autoria do vereador Ademir, que autoriza a implantação da Unidade Veterinária Municipal (UVM). Segundo a proposição, a Unidade Veterinária, que será administrada pelas Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, prestará atendimento inteiramente gratuito e acessível a todos os animais município. “O atendimento será disponibilizados a todos, independente se são animais domésticos ou de rua; ou da renda dos donos que procurarem o serviço veterinário”, ressalta o vereador.
Vermifugação, vacinação, cirurgias emergenciais e tratamentos pré e pós-operatórios são alguns dos serviços que serão disponibilizados pela UVM, segundo o projeto. A Unidade também será responsável pelo controle populacional de cães e gatos, que vivem nas ruas do município, através da castração. “O problema dos cães nas ruas já foi amplamente discutido. Sabemos que a construção de um canil municipal em Arapoti não é viável pelo alto custo. Temos visto em outras cidades que a castração em Unidades Veterinárias tem sido uma excelente opção, com resultados a médio e longo prazo”, conta.
O Projeto estabelece ainda que o Executivo poderá abrir orçamento extra para realização de campanhas educativas, ampliação das instalações e contratação temporária.

RGA
O Projeto regulamenta também que para receber atendimento, o animal deverá ser cadastrado no Registro Geral do Animal (RGA), onde irá constar nome, sexo, raça, cor, idade real ou presumida e foto, bem como os dados pessoais do proprietário, caso houver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.