quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Solidariedade: Câmara participa de campanha do Hemepar





-Nicole Chiaradia
Vereadores e servidores da Câmara Municipal de Arapoti participaram, na tarde de terça-feira (14), da primeira campanha de doação de sangue deste ano na cidade de Arapoti. “É um ato simples, mas que pode salvar muitas vidas”, ressalta o Presidente da Câmara, Silvio Lara (PSDB), autor da proposta que recrutou os demais colegas do Legislativo. “Ser doador de sangue é um exemplo de humanidade e solidariedade. E nós, como figuras públicas do município, não podíamos ficar de fora”, diz o Presidente que define o ato como ‘um incentivo a toda a população’.
O vereador e doador assíduo Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC), fez questão de participar da campanha. Ele lembra que o número de doações sempre é menor que a demanda. “Um doador pode salvar a vida de até quatro pessoas. Doar é um ato de cidadania e comprometimento com o próximo”, fala enquanto espera para passar pela triagem médica.
Alguns vereadores não puderam fazer a doação por problemas de saúde, mas fizeram questão de comparecer ao Alphaville para acompanhar a operação. É o caso do vereador Marino Carlos de Gouveia (PP), que passou por uma cirurgia há poucas semanas. “Não posso ajudar como doador, mas sempre que há coleta no município busco incentivar este gesto simples, rápido e seguro”, afirma. O vereador Ademir Aparecido Moreira (PSD), ex-secretário de Saúde, esteve acompanhando o processo e aproveitou para sanar dúvidas da população e desvendar alguns mitos. “Doar sangue não engorda, nem emagrece. Não engrossa, nem afina o sangue. O processo é bastante seguro”, orientou.
A Campanha
Realizada pelo Hemonúcleo de Ponta Grossa, da Rede de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha tem como objetivo abastecer os estoques do Banco de Sangue que atentem 12 hospitais da região, entre eles o Hospital 18 de Dezembro, em Arapoti. Ana Rosa Calixto Curi é bioquímica da Agência Transfusional do Hospital Municipal, setor responsável por armazenar e gerenciar as bolsas de sangue entregues pelo Hemonúcleo para uso em casos de emergência. Ela explica que a demanda do Hospital gira em torno de 30 a 40 bolsas de sangue por mês e, para suprir esta necessidade, o Hemepar realiza a coleta a cada três meses no município. “Os meses de férias são um período crítico, pois muitos viajam e os estoques esvaziam”, conta Ana Rosa que pede a população que se conscientize quanto à importância e necessidade de doar para manter o estoque completo.
A coleta foi feita na Unidade de Saúde Alphaville e, com sucesso, alcançou seu limite máximo de 100 bolsas de sangue. Funcionários da Prefeitura e do Hemepar estiveram durante o dia todo prestando atendimento e esclarecimentos à população. Antes de realizar a retirada do sangue, os doadores passam por uma criteriosa avaliação, onde responderam a um questionário e receberam orientações de saúde. 

5 comentários:

  1. Parabens a Camara pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns ao servidores e ao Toddynho, por representar aqueles que nem sequer compareceram pra incentivar aos doadores. Eu vi, eu estava lá.

      Excluir
  2. nossa mas que mesinha sem vergonha esta da foto né, se eu fosse a prefeitura teria vergonha, ao menos deveriam ter colocado uma toalha na mesa

    ResponderExcluir
  3. venho divulgar que essa noticia não e totalmente verdade estive nesta campanha e só um vereador compareceu para doação e alguns servidores então que escreva a noticia "um vereador compareceu para doação mas precisamente Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC) e servidores" não os "vereadores" agradeço a compreensão e parabenizo o sucesso da campanha juntamento com a população de Arapoti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rssss, é que o Tóddynho não é de conversa fiada, quando se propõe a fazer, Faz!!!!

      Excluir


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.