segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Professores da rede municipal fazem capacitação antes do retorno às salas de aula





-Camila Delgado
Durante os dias 02 e 03 de fevereiro, cerca de 210 professores da rede municipal de ensino participaram do curso de capacitação de docentes. Eles assistiram palestras sobre assuntos recorrentes em sala de aula e aprenderam modos de lidar com diversas situações.
No dia 02 a palestrante foi a pedagoga Mônica Machado, que falou sobre educação com autonomia. “Precisamos formar alunos mais críticos de si, e não apenas do trabalho do outro. E para isso é preciso ensiná-los a ter autonomia e serem responsáveis pelas suas escolhas”. Ela também falou sobre valores, como ética, moral, liberdade, direitos e deveres. Para terminar os trabalhos fez uma dinâmica de grupo, onde os professores tiveram que criar jogos para estimular a autonomia dos alunos.
Na manhã do dia 03 a palestra foi com o pedagogo e secretario municipal de educação, Luiz Onofre Lousada. Ele deu uma palestra motivacional, falando sobre a importância de ser feliz no ambiente de trabalho. “Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, então é importante que tornemos esse ambiente o mais agradável possível”, comenta. Onofre também falou sobre liderança e a importância de correr atrás do que se deseja. “Muitas pessoas passam a vida sendo expectadoras do próprio sonho. É importante que saiamos da zona de conforto e busquemos nossos objetivos”, complementa o secretário.
A tarde foi a vez da fonoaudióloga Débora Guirado falar aos professores. Ela ensinou como identificar e lidar com possíveis transtornos de aprendizagem, como: dislexia (dificuldade de leitura), discalculia (dificuldade no raciocínio lógico matemático), disortografia (relacionado a ortografia das palavras) e disgrafia (relacionado à escrita). A fonoaudióloga também deu dicas de como manter a voz e a garganta sempre saudáveis. “O instrumento de trabalho deles é a voz, e muitos professores, por não terem os cuidados corretos, acabam tendo que se afastar da função com problemas graves na fala e na região da garganta”, complementa Débora.

Retorno das aulas
O ano letivo de 2012 nas escolas municipais de Arapoti começa no dia 08 de fevereiro, próxima quarta-feira. Até o dia 07 os professores participam da Semana Pedagógica, que inclui o curso de capacitação e demais planejamentos para o retorno às salas de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.