segunda-feira, 28 de maio de 2012

Caminhada marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil



-Camila Delgado
No último dia 18, a população arapotiense saiu às ruas para protestar contra o abuso e a exploração sexual de crianças e jovens. Com faixas pretas e cartazes, cerca de 1870 pessoas participaram da manifestação.
Organizada pela Escola de Educação Especial Rafael Ribeiro de Lara, a Apae de Arapoti, a caminhada teve como objetivo reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de suas crianças e adolescentes.
"É importante lembrarmos à sociedade que esse tipo de crueldade,infelizmente, ainda acontece com nossas crianças, e que os governantes precisam punir esses criminosos", comenta Giane Correia, coordenadora de Educação Especial de Arapoti.
Acompanharam a manifestação: escolas públicas e particulares da cidade, ONGs, funcionários da Prefeitura e a sociedade em geral.

Dia 18 de maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país.
O dia 18 de maio foi escolhido por ter sido o dia em que Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Embora muitos tenham acompanhado o desenrolar do caso, o silêncio da sociedade capixaba acabou por decretar a impunidade dos criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.