segunda-feira, 21 de maio de 2012

Arapoti fará parte da Rede Mãe Paranaense


Lançado pelo governador do Estado, Beto Richa, e pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a Rede Mãe Paranaense vem para reforçar o atendimento à gestante e recém-nascidos no Paraná. De acordo com Richa, "o objetivo é garantir as gestantes um pré-natal de qualidade, referência no parto hospitalar e o acompanhamento do desenvolvimento do bebê, em especial no seu primeiro ano de vida".
O governo estadual vai investir R$ 90 milhões neste ano na rede especializada, que serão aplicados em construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde, compra de equipamentos e custeio e capacitação de equipes de saúde. A secretaria da Saúde está instituindo ainda um incentivo de qualidade do parto para os hospitais que atenderem os critérios da rede, que soma R$ 6 milhões.
No lançamento da Rede Mãe Paranaense (02 e 03/05), quatro profissionais da saúde de Arapoti estiveram em Curitiba para conhecer os protocolos do projeto e receber orientações sobre o atendimento das gestantes e crianças menores de um ano. Foram eles: a secretária municipal de Saúde, Emilaine Gregório; a enfermeira, Liliane Paccor; o médico, Eduardo Sargi e a Agente Comunitária de Saúde (ACS), Edimara Teixeira de Lara.
 O tema Mãe Paranaense também já havia sido abordado no curso aos profissionais de Atenção Primária à Saúde (APSUS) ministrado em Arapoti nos dias 17,18,24 e 25 de abril, onde participaram 120 profissionais da saúde do município. Emilaine considera o programa uma importante conquista para a população arapotiense. "É muito importante a capacitação de nossos profissionais, para darmos um melhor atendimento às gestantes e aos bebês e assim diminuirmos ainda mais o índice de mortalidade infantil", completa a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.