sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Câmara promove Semana de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero


- Nicole Chiaradia
Em parceria com a Secretaria de Saúde e Sesi/PG, a Semana Rosa que inicia no próximo dia 22 será marcada por palestras e coletas de preventivos 
Pensando no bem-estar e na saúde das mulheres, a Câmara Municipal em parceria com a Secretaria de Saúde e Sesi/Ponta Grossa promove a Semana Rosa, que começa na próxima segunda-feira (22) e se estende até o sábado (27). Durante seis dias, serão realizadas ações de prevenção e conscientização do câncer de mama e colo de útero em Arapoti.
O evento é uma iniciativa em aderência ao movimento mundial Outubro Rosa, campanha que visa alertar as mulheres, em especial aquelas com mais de 50 anos, para que realizem o exame clínico de rotina das mamas e a mamografia. No município de Arapoti, o mês dedicado às ações preventivas à integridade da saúde da mulher foi instituído por Lei em 2011, através do projeto de autoria do vereador Ademir Aparecido Moreira (PSD), membro da Comissão Permanente de Saúde e também idealizador da Semana Rosa. “O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres, seguido pelo do colo de útero. Para alertar sobre esse cenário perigoso, não vamos deixar esta campanha passar em branco no município”, fala Ademir em alusão a cor rosa símbolo do movimento.

Atividades
A Semana Rosa inicia oficialmente no dia 22 de outubro com uma caminhada às 9 horas da manhã, que sai em frente ao prédio da Prefeitura Municipal e percorre todo o Centro da cidade. Na comitiva estarão presentes professores e alunos do terceiro ano do Ensino Médio, Agentes Comunitários de Saúde, servidores públicos municipais, membros do Conselho Municipal de Saúde e população em geral.
À tarde, a partir das 13h30, serão ministradas palestras sobre cuidados a serem tomados para prevenção da doença, com dicas de higiene, alimentação, atividades físicas e exames periódicos. As palestras também serão abertas a toda comunidade.
No decorrer da Semana, agentes da Secretaria de Saúde estarão nas cinco maiores empresas do município, levando informação sobre a campanha e realizando coletas do preventivo ginecológico.
O comércio de Arapoti, através da Associação Comercial (ACISA), também participará da Semana Rosa. Recebendo bem a idéia, muitos lojistas irão decorar seus estabelecimentos nestes seis dias com a cor da campanha.

Dados
Segundo estimativa do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade dos Serviços de Mamografia do Paraná, o câncer de mama continuará sendo em 2012, o tipo mais freqüente de neoplasia maligna em mulheres no Estado. São esperados para o ano, 3.110 novos casos da doença, superando com folga as ocorrências de câncer de estômago e pulmão, que se estimam 490 e 850 novos casos, respectivamente.
Em 2010 no município de Arapoti, foram registrados três óbitos de mulheres com mais de 20 anos decorrentes do câncer de mama e colo de útero. Número reduzido se comparado a 2005, ano em que nove mulheres na mesma faixa etária perderam suas vidas por complicações da doença.

Informações
Para mais informações sobre a Semana Rosa, entre em contato com a Câmara Municipal de Arapoti através do número (43) 3557-1500, ou pelo e-mail comunicação@cmarapoti.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.