quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vereadores aprovam cidadão honorário a pároco

Padre Tobias deverá receber homenagem  ainda este ano 
Nicole Chiaradia
‘Pelos relevantes serviços prestados à comunidade’, os vereadores da Câmara de Arapoti aprovaram nesta segunda-feira (05) o decreto nº 177 que concede o Título de Cidadania Honorária ao Padre Tobias Ferreira Rosa, ex-pároco do município. A proposição, de autoria do vereador Ademir Aparecido Moreira (PSD), foi aprovada por unanimidade e em votação única.
“Padre Tobias, na sua mansidão e simplicidade de seu coração, sempre aberto as graças de Deus, deixou benfeitorias significativas e também saudades por onde passou. Idealizou a construção da nossa Igreja Matriz e implantou movimentos ainda ativos na comunidade católica. Mas que isso, deixou pelos quase seis anos que foi pároco em Arapoti ensinamentos preciosos e mensagens de doação ao próximo”, justificou o autor do projeto, a homenagem concedida.
Os demais vereadores fizeram questão de parabenizar a escolha do homenageado e também relembrar fatos marcantes da história do Padre com o município. O título será entregue ao Padre Tobias em Sessão Solene a ser marcada pela mesa diretora em meados do mês de dezembro, no final deste ano.

Biografia
Padre Tobias nasceu em 26 de abril de 1952, na cidade de Congoinhas, no Norte Pioneiro do Paraná. Desde criança, recebeu dos pais sólida educação cristã, o que lhe permitiu ainda com nove anos ingressar no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção. Seguindo sua vocação sacerdotal, conclui o Ginásio (atual Ensino Médio) e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, na capital do Estado.
Convicto da vocação de Tobias, o Bispo Dom Pedro Filipak o ordenou diácono em 1977, na Catedral Diocesana de Jacarezinho (PR). “Com muito amor, o diácono Tobias exerceu seu ministério nas Paróquias São Vicente de Paula, em Curitiba, e Nossa Senhora Aparecida, em Abatiá”, conta Ademir, autor do projeto.
No ano de 1978, também pela imposição das mãos de Dom Pedro Filipak, o diácono é ordenado sacerdote. Atendendo as necessidades pastorais, Tobias assume como Padre em setembro do mesmo ano a Paróquia São João Batista, em Arapoti. “Padre Tobias é reconhecido em Arapoti como um homem humilde e de grande visão, pois implantou e desenvolveu projetos que existem até hoje, como a construção da nossa igreja matriz e a festa de São João Batista [que ocorre todos os anos em meados do mês de junho]”, lembra o vereador Ademir.
Sempre atuante, o pároco construiu ainda as capelas dos bairros rurais Cruzo da Boa Vista, Córrego Fundo e Arrozal, e formou os movimentos Vicentinos, Shalonzinho (para crianças) e Adolescentes Cristãos de Arapoti. Organizou a Rede Católica de Comunicação (RCC), promovendo orações, dias de louvor, retiros e encontros. Realizou na mesma época as Missões Padres de Sion e Seminaristas Maiores de Jacarezinho.
Tobias ficou no município por quase seis anos, deixando ‘muita saudade e um bom testemunho’. Após este período, o Padre foi transferido para Jaguariaíva, na Paróquia São Francisco de Assis. Atualmente, Tobias é pároco na Paróquia São Roque, na cidade de Guapirama (PR).
Homenagens Ainda durante a Sessão de segunda-feira (05), o vereador Marino Carlos de Gouveia (PP) apresentou dois requerimentos solicitando a entrega de placas em homenagem às empresas Stora Enso Arapoti Indústria de Papel e à Capal Cooperativa Agroindustrial. “Tendo em vista a contribuição da referida empresa na geração de emprego bem como no progresso de nosso município”, justificou o vereador autor

6 comentários:

  1. PARABÉNS AO VEREADOR ADEMIR MUITO BEM LEMBRADO É UMA PESSOAL DIGNA DO TITULO EU QUE CONHECI E CONVIVI COM ELE SEI DO BOM TRABALHO REALIZADO E DO AMOR QUE TINHA PELA PARÓQUIA.

    ResponderExcluir
  2. cremdospadi qui omi feio esse verador

    ResponderExcluir
  3. DE MARIO: A CAMARA DEVERIA FISCALIZAR O SNDISERV TAMBÉM,ONDE JA SE VIU O PRESIDENTE DIVONSIR QUE SE DIZ MUITO HONESTO,ALTERAR O ESTATUTO SÓ EM BENEFICIO DELE, SEM DISCUTIR O ASSUNTO EM ASSEMBLÉIA, NÃO DEIXANDO BRÉXA PRA NINGUEM CONCORRER COM ELE. ONDE QUE FICA A NOSSA DEMOCRACIA? SERA QUE TEM ALGUMA COISA LA QUE NINGUEM PODE SABER? ALÉM DE ALTERAR O ESTATUTO ELE INTERFERIU NA ASSEMBLÉIA QUE OS FUNCIONARIOS ESTAVAM FAZENDO PARA CORRIGIR O ESTATUTO, CHEGANDO A AMEAÇAR ALGUNS COITADOS PARA QUE NÃO PERMANECESSEM NA REUNIÃO E AINDA PEGOU O MICROFONE COMO SE FOSSE O DONO DA VERDADE FALANDO COISAS QUE NÃO TINHA NADA A VER COM O ASSUNTO, POR FAVOR QUEREMOS MAIS CHAPAS DISPUTANDO COM VOCE QUE DAI FICARA BEM MELHOR.

    ResponderExcluir
  4. a camara não tem nada a ver com o sindicato, os funcionários deveriam ser mais unidos e não deixar acontecer esse tipo coisa, é um absurdo oque esse presidente esta fazendo, querendo fica contra a vontade da maioria dos servidores, vamos esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  5. Esse espaço aqui é para comentar sobre o titulo de cidadão honorário do padre não sobre Sindiserv isso é para os funcionários não para nós vão comentar em outro lugar o la no Sindiserve.

    ResponderExcluir
  6. como se o padre tobias fosse uma pessoa muito importante, vai se cata meu.

    ResponderExcluir


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.