sábado, 29 de março de 2014

Vereadores debatem abastecimento de água na Vila Rural Bom Jesus


Os vereadores discutiram questões relativas à renovação do contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) em sessão realizada na última segunda-feira (24) na Câmara Municipal. A principal polêmica da renovação está na inclusão do abastecimento de água na Vila Rural Bom Jesus (Agrovila).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apresentou requerimento no qual solicita informações sobre o projeto que autoriza a transferência da prestação de serviços de saneamento básico na localidade, aprovado por unanimidade. “Queremos saber sobre as condições em que essa transferência irá ocorrer e se será benéfica para os moradores” justificou o presidente da CCJ, vereador Marineo João Mendes Ferreira (PTB).

A proposição solicita ao Executivo a disponibilização de dados constantes no abaixo assinado feito por moradores da Vila que são favoráveis a implantação do sistema de abastecimento de água pela SANEPAR, além de laudo da Vigilância Sanitária atestando a qualidade de água disponibilizada atualmente, parecer jurídico do Poder Executivo a respeito da legalidade do termo aditivo do contrato celebrado entre Município e SANEPAR e avaliação patrimonial do abastecimento de água na Vila Rural.

“Parabenizo a CCJ por esse entendimento. É necessário entender que o foco principal da Agrovila é a geração de renda familiar e que nós vereadores não podemos aprovar um projeto sem uma discussão ampla que objetive beneficiar esses moradores em relação ao abastecimento de água, atendendo as demandas e necessidades da localidade” falou o vereador Claudinei José Moreira, o Toddynho.

Outros requerimentos
Além desta proposição, foram apresentados outros três requerimentos em sessão. O vereador Wesley Carneiro Ulrich, o Lelo (PT) solicitou informações sobre as medidas tomadas em relação a melhoria do trânsito da cidade e também sobre a acessibilidade ao Centro Administrativo Municipal (CAM).

O requerimento de autoria da vereadora Nerilda Penna (PP), que solicitava a convocação do Secretário Municipal de Esportes, Carlos Euclydes Mazzetti, para esclarecimentos do planejamento da pasta para este ano, não teve a aprovação da Casa. A maioria dos vereadores justificou não haver necessidade de convocá-lo para explanar sobre projetos da secretaria por entender que o mesmo já esteve à disposição dos parlamentares em reunião realizada no último mês de fevereiro, na Câmara Municipal.

FALECIMENTO

Faleceu hoje aos 51 anos a professora Edivanea Maria da Silva Alves, ela era casada com o Álvaro, funcionário da Simoagro.
Seu corpo esta sendo velada na capela do cemitério municipal, com hora de sepultamento ainda a ser definido.

PRÉ-CANDIDATO BRAZENSE DAQUI A POUCO NO RÁDIO

Daqui a pouquinho, às 10 horas, o pré-candidato a deputado federal pelo Norte Pioneiro, o bancário Paulo Leonar, estará sendo sabatinado pelos competentes jornalistas da Rádio Alternativa da cidade de Siqueira Campos.  Imperdível entrevista onde será debatido questões de grande importância para a região. Rádio Alternativa, de Siqueira Campos para todo o mundo. Clik aqui neste link: http://www.alternativa87.com/breve/

sexta-feira, 28 de março de 2014

FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA VÃO PASSAR O FIM DE SEMANA DURO

Nós últimos 20 anos nunca aconteceu uma coisa dessas. Disse hoje revoltado um funcionário da prefeitura que contava receber seu salário na data de hoje dia 28, "sempre recebemos dia 28 quando cai numa sexta e agora não, só vai sair dia 31 segunda", lamentou o funcionário. "Queria pagar o mercado e fazer outra comprinha mas este prefeito incompetente só tem judiado de nós desde quando entrou", disse uma funcionária. "O Fernando e o Emiliano quando foram prefeitos sempre pagaram a gente adiantados, vamos ficar este fim de semana chupando o dedo" disse uma outra pessoa.
Uma fonte da prefeitura justificou dizendo que a:  " A Talita Secretária de Saúde não tinha assinado a folha da saúde e a folha de pagamento no sistema roda tudo junto por isso só segunda mesmo".
E ainda tem o aumento prometido no ano passado aos funcionários que caiu no esquecimento, nem a câmara de vereadores e nem o sindicado não tocam mais no assunto. 
O boato na cidade é que hoje somente os comissionados verão a cor do dinheiro, quem é oreia seca que espere até segunda.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Parceria entre AEJ e IMM fortalecerá juventude

O trabalho em conjunto acontecerá nos projetos Jovem Mãe e Jovem Mundo Melhor

A Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ), da Secretaria de Estado de Governo do Estado do Paraná, recebeu a visita de representantes do Instituto Mundo Melhor (IMM). A reunião teve como objetivo discutir parcerias e o trabalho conjunto nos projetos Jovem Mundo Melhor e no Jovem Mãe.
No Jovem Mundo Melhor, o IMM irá contribuir com os cursos de qualificação profissional para jovens em cinco cidades indicadas pela AEJ e para o público-alvo indicado por eles. A AEJ indicará alguns municípios para participar da capacitação de profissionais oferecida pelo Jovem Mãe.
O coordenador regional da AEJ, Henrique Palermo do Vale, frisa a experiência do IMM com os jovens e com a juventude. “Criado há pouco mais de um ano, a AEJ é um órgão novo e pode se beneficiar muito com a parceria. Estamos começando o ponto de vista que o estado tem relação à juventude e dedicar uma atenção especial para os jovens”, enfatiza. Ele ressalta ainda o entusiasmo com o trabalho em conjunto. “Vamos atingir os municípios mais carentes da região e fazer a diferença na vida de muitos jovens”, destaca.
Marcio Pauliki, mantenedor do IMM, comenta que foram identificados dois problemas principais que afligem a juventude, a gravidez na adolescência e a dificuldade de entrar no mercado de trabalho. “A ideia por trás do IMM é realizar um trabalho em rede, que fortaleça as políticas públicas já existentes e enfrente esses problemas. O Jovem Mundo Melhor e o Jovem Mãe são bons exemplos de soluções criativas e que dão resultado”, afirma.
Os projetos devem alcançar principalmente os municípios que têm Centros da Juventude e fortalecer a política estadual para a juventude.

Homenagem póstuma

Câmara presta moção de pesar às famílias de Ivone Ulrich e Sidnei Batista Carneiro

A Câmara Municipal de Arapoti apresentou durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (24) Moção de Pesar à família de Ivone Ulrich, de autoria do vereador Luiz Carlos Moreira (PV), e Sidnei Batista Carneiro, de autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), por motivo de seus falecimentos. “É, pois, justa a homenagem póstuma desta Casa, representante dos munícipes. Transmita-se o teor desta moção a toda família enlutada”.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Vereadores apresentaram oito indicações nesta segunda-feira




 Diego Soares
Os vereadores apresentaram oito indicações ao Executivo Municipal em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (24) na Câmara Municipal de Arapoti. As proposições apresentadas, solicitando principalmente melhorias na infraestrutura do município, serão encaminhadas ao prefeito municipal.

O vereador João Maria Bueno Bonfim, o Chipanzé (PPS), foi o autor de cinco indicações, todas relacionadas ao bairro Vila Romana. Ele solicitou a construção de novas calçadas na Rua Tiradentes, instalação de manilhas grandes em frente à creche do bairro a fim de conter acidentes de trânsito, limpeza pública nas proximidades da bica d’água e na Rua Setembrino Carneiro, além da manutenção de cano de esgotos na Escola Municipal Romana Carneiro Kluppel. “São pedidos dos nossos cidadãos” justificou o vereador.

Com o objetivo de fortalecer a proteção integral da criança e do adolescente do município, o vereador Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC), solicitou o envio ao Executivo com cópia ao Ministério Público de minuta de Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Observatório de Proteção Integral à Infância e Adolescência. O vereador Vilson Soares (PP) foi o autor de proposição que solicita a reconstrução da Ponte da Mabuca no bairro Roncador.

O vereador Marineo Ferreira (PTB) pede a construção de lombadas em frente a todas as escolas e creches do município. “Em especial, solicitamos na Rua Emiliano Carneiro em frente à Creche Nosso Cantinho e Casa Pastoral e também em frente à Escola Telêmaco Carneiro” disse o vereador Marineo.



sábado, 22 de março de 2014

PAULO LEONAR DAQUI A POUCO NA RÁDIO GLOBO

O pré-candidato a deputado federal pelo norte pioneiro, Paulo Leonar, estará sendo entrevistado hoje na Rádio Globo Arapoti, o link é este para quem quiser ouvir a entrevista: http://radioarapotiam.com.br/
O programa do José Adão "o paredão" começa às 10:10 e vai até as 12:00 hs. Imperdível entrevista.

sexta-feira, 21 de março de 2014

MARCIO PAULIKI SE REÚNE COM LIDERANÇAS EM BRASILIA

Gleise Hoffmann

Osmar Dias

No inicio desta semana o coordenador do PDT, Marcio Pauliki, esteve em Brasília reunido com lideranças políticas e autoridades nacionais. Ele se encontrou com ministros, senadores e deputados federais para discutir soluções para todas as cidades da região. Saúde e emprego estão entre os temas mais abordados nas conversas.
“Entendo que a região dos Campos Gerais e Norte Pioneiro precisam se desenvolver como um todo. É preciso olhar para todos os municípios para que, juntos, eles possam prosperar”, afirma Marcio Pauliki. O coordenador do PDT destaca a necessidade do pensamento amplo. “Não basta termos uma cidade forte. Precisamos que todos os municípios tenham condições de se desenvolver oferecendo qualidade de vida à população”, enfatiz
a.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Destruição em Arapoti





Árvores arrancadas pelas raízes, poste derrubado, vários fios de energias da Copel pelo chão e boa parte da cidade sem luz. Calma não foi um tsunami nem a forte chuva com vendaval que passou pela cidade ontem no começo da noite que causou todo este estrago. Foi um boca-de-burro de um motorista que transportava uma enorme peça num caminhão, que resolveu passar pelo centro da cidade causando todo este transtorno.
Mesmo tendo um veículo batedor na frente, os ignorantes não quiseram nem saber e foram derrubando tudo que estava pelo caminho.

quarta-feira, 19 de março de 2014

CAMINHÃO DA PREFEITURA "GUARDADO" NO PÁTIO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA

Um caminhão da prefeitura de Arapoti esta desde ontem no pátio da polícia rodoviária de Arapoti.
Um policial disse que ele foi apenas "guardado" no local e não confirmou se o caminhão teria sido preso.
A principio nota-se que o caminhão carregado até o bico de tora pode estar com excesso de peso e que ainda pelo código de transito nacional este caminhão não é o adequado para fazer este tipo de transportes. 


terça-feira, 18 de março de 2014

GRUPO MM COMEMORA 36 ANOS E ANUNCIA INVESTIMENTOS

Durante o evento homenagens aos colaboradores pratas da casa, aos principais fornecedores e lançamento do Projeto Engrenagem 2014/2018
De uma pequena loja em Ponta Grossa, interior do Paraná, a Gigante do Brasil. Essa é a trajetória dos 36 anos do Grupo MM Mercadomóveis, uma das principais redes de varejo do país, com mais de 200 lojas distribuídas em 4 estados brasileiros – Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A história do Grupo MM começou em 1978, quando o arrojado empreendedor Jeroslau Pauliki vendeu a “Brasília Laranja” e realizou um grande sonho, abrindo o Mercadão de Móveis. A partir dela, eles fundaram a Lojas MM Mercadomóveis, hoje um Grupo que oferece o que o cliente quer e do jeito que ele quer, através de multicanais como lojas físicas, virtuais e e-commerce (site), bem como outros segmentos como prestação de serviços (Consiga) e construção civil (Construtora MM Paraná).
Esse é o Grupo MM que festejou os 36 anos de história na noite desta quarta-feira, dia 12, em um evento no CDM que enalteceu a parceria e o reconhecimento de uma trajetória de conquistas e desafios.
“Chegar até aqui só foi possível graças a uma equipe que sempre nos acompanha e está alicerçada em uma das nossas premissas: Simplicidade na aparência, mas não na Essência. Esse é o jeito MM de ser e de agir, sempre em sintonia com nossos valores e cultura”, enfatiza o presidente do Grupo MM Jeroslau Pauliki, que foi homenageado durante o evento.
Os mais de 3 mil colaboradores do Grupo MM presenciam no dia a dia essa diretriz. Fatores como esse só fortalecem que na Lojas MM o maior patrimônio é o capital humano, prova disso é a concepção de seu "braço social", o Instituto Mundo Melhor, onde somente este ano vai capacitar mais de 15.000 jovens aptos ao 1º emprego, além de se garantir pelo terceiro ano consecutivo como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil Por isso os colaboradores pratas da casa com mais de 10, 15, 20 e 25 anos foram reconhecidos na noite festiva.
O aniversário do Grupo deve ser a comemoração de todos e o momento para agradecer a confiança dos fornecedores ao longo dos 36 anos. “Buscamos a consolidação dessas boas parcerias, e hoje homenageamos nossos fornecedores especiais, com o troféu “Fornecedores Diamantes”. E digo que juntos alcançamos todo esse sucesso”, destaca o diretor geral do Grupo MM, Emílio Glinski.
Nesses 36 anos o Grupo MM colocou em prática diversos planejamentos, metas foram realizadas e agora inicia um novo ciclo com o Projeto Engrenagem 2014/2018. Ele foi apresentado no evento pelo Superintendente do Grupo MM, Marcio Pauliki que anunciou investimentos. A rede pretende chegar a 300 lojas em 2018, portanto serão abertas mais 120 filiais chegando a novas cidades no Paraná, expandindo ainda mais nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e explorando novos estados como o Mato Grosso.
Para dar suporte a essa expansão o Grupo MM prevê investimentos em novos Centros de Distribuição – no Oeste do Paraná, Santa Catarina (Piçarras) e Mato Grosso do Sul. Isso garantirá um diferencial logístico onde a entrega de mercadorias poderá ser realizada em 24 horas para todas as lojas. Os próximos quatro anos serão fantásticos. A projeção do Grupo é de atender o número impressionante de 11 milhões de clientes, comercializando 15 milhões de produtos e atingir a marca de 4.500 colaboradores.
“Essa é a geração de valor através de pessoas e assim deixamos de ser a Gigante do Sul do Brasil para se tornar em breve a Gigante do Brasil”, enaltece o superintendente do Grupo MM, Marcio Pauliki.

segunda-feira, 17 de março de 2014

VEJA EM PRIMEIRA MÃO O QUE VAI ROLAR HOJE NA CÂMARA

Hoje as 18:00 horas tem reunião na Câmara de Vereadores. Saiba antecipadamente o que será debatido e aprovado.

MATÉRIA ENVIADA PARA PARECER
 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
- Enviado em 17/03/2014 o Projeto de Resolução Nº 87/2014 de autoria da Mesa Diretora:
Ementa: Dispõe sobre o Manual de Instruções de Uso do Veículo oficial da Câmara Municipal de
Arapoti.

- Enviado em 17/03/2014 o Projeto de Lei Complementar Nº 49/2014 de autoria da Mesa Diretora:
Ementa: Altera os anexos III e V da Lei Complementar Nº 21/2010 e dá outras providências.

- Enviado em 17/03/2014 o Projeto de Lei Ordinária Nº 1578/2014 de autoria do Executivo:
Ementa: Autoriza a abertura de Crédito Suplementar no ORÇAMENTO GERAL do Município (R$
200.000,00).
 
MATÉRIA AGUARDANDO PARECER
 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
O Projeto de Lei Ordinária nº 1543 de autoria do Executivo:
Ementa: Autoriza o Poder Executivo a transferir a prestação dos serviços de Saneamento Básico
na Vila Rural Bom Jesus para a companhia de saneamento do Paraná - SANEPAR e dispõe sobre
as condições em que a dita transferência irá ocorrer.

O Projeto de Lei Ordinária nº 1569 de autoria do Executivo:
Ementa: Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar Convênio para a cessão de Servidor
Público Municipal.
 
INDICAÇÕES 
 Do Vereador CLAUDINEI JOSÉ MOREIRA:
Nº 12/2014 - O Vereador que esta subscreve, após ouvido o Plenário, requer de Vossa Excelência
que oficie-se ao Chefe do Poder Executivo o seguinte assunto:
INDICAÇÃO para que o Poder Executivo viabilize a implantação de Abrigos em pontos de ônibus
escolares, visando dar maior comodidade aos estudantes que aguardam o transporte escolar.
Justificativa: Anexa.

Nº 16/2014 - O Vereador que esta subscreve, após ouvido o Plenário, requer de Vossa Excelência
que oficie-se ao Chefe do Poder Executivo o seguinte assunto:
INDICAÇÃO para que seja procedida a limpeza e a manutenção da iluminação pública na Avenida
Osvaldo Ploger e Rua Amando de Souza, localizadas em nosso Município.
Justificativa: A pedido dos Cidadãos.

Do Vereador WESLEY CARNEIRO ULRICH:
Nº 13/2014 - O Vereador que esta subscreve, após ouvido o Plenário, requer de Vossa Excelência
que oficie-se ao Chefe do Poder Executivo o seguinte assunto:
INDICAÇÃO para que sejam instaladas lombadas na Rua Vicente Gabriel da silva, no Jardim
Ceres em nosso Município.
Justificativa: A pedido dos Cidadãos.

Nº 14/2014 - O Vereador que esta subscreve, após ouvido o Plenário, requer de Vossa Excelência
que oficie-se ao Chefe do Poder Executivo o seguinte assunto:
INDICAÇÃO para que seja construído um ambulatório veterinário para prestar atendimento aos
animais de nosso Município.
Justificativa: Visando atender a grande quantidade de animais de rua.

Nº 15/2014 - O Vereador que esta subscreve, após ouvido o Plenário, requer de Vossa Excelência
que oficie-se ao Chefe do Poder Executivo o seguinte assunto:
INDICAÇÃO para que seja procedida a manutenção da pavimentação asfáltica na rua Nilcéia
Barrio Trigo em nosso Município.
Justificativa: A pedido dos Cidadãos.

REQUERIMENTOS 
 Do Vereador WESLEY CARNEIRO ULRICH:
Nº 11/2014 - O Vereador que este subscreve, após ouvido o Plenário, requer de Vossa Excelência
que oficie-se ao Chefe do Poder Executivo o seguinte assunto:
Solicitar que seja encaminhado à esta Casa de Leis um relatório contendo as seguintes
informações a respeito dos servidores comissionados:
- Qual o número de vagas preenchidas e qual local os servidores estão lotados;
Justificativa: Para conhecimento dos Vereadores.
MOÇÕES
 PODER LEGISLATIVO
CÂMARA MUNICIPAL DE ARAPOTI

 Do Vereador WESLEY CARNEIRO ULRICH:
Nº 2/2014 - O Vereador que esta subscreve, após ouvido o Plenário, requer de Vossa Excelência
que encaminhe uma Moção de Aplauso:
Ao Excelentíssimo Prefeito Municipal Braz Rizzi, por ter acatado o pedido feito através de
Indicação dos Vereadores Wesley Carneiro Ulrich e Silvio de Jesus Trindade para que a
distribuição do leite voltasse a ser realizada na Escola Municipal localizada no Bairro Vila Humaitá.
É, pois justa a homenagem desta Casa de Leis, ao Prefeito Municipal, que está a merecer o nosso reconhecimento.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Arapoti participa do desafio da soja

Com 13 inscritos no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, Safra 2013/2014, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil, a cidade de Arapoti terá um Campeão Municipal. Este ano, mais de 50 municípios brasileiros se classificaram para essa categoria da premiação, pois tiveram pelo menos cinco áreas inscritas na competição.
“O campeonato municipal amplia o reconhecimento aos produtores e consultores técnicos, pois os campeões tornam-se referências nas regiões em que atuam”, afirma Orlando Martins, Presidente do CESB. “Com esta iniciativa, o Comitê pretende incentivar os sojicultores a inovarem nas técnicas de cultivo e a compartilharem com os produtores vizinhos as práticas que contribuam para o aumento sustentável da produtividade.
Os campeões municipais serão conhecidos após a colheita, em junho. Eles serão prestigiados com um diploma individual de reconhecimento e a divulgação do resultado em jornais locais, revistas, veículos de cooperativas e sindicatos, informativos de entidades renomadas e no site do CESB.
O Desafio Nacional de Máxima Produtividade tem como objetivo estimular produtores e técnicos a utilizarem as melhores práticas de cultivo, as recomendações de pesquisas e as cultivares mais adequadas para cada região, sempre estimulando a criatividade para contribuir com o crescimento da produtividade, sustentabilidade e economia da sojicultora no Brasil. Além do reconhecimento dos Campeões Municipais, o Desafio também contemplará as categorias: Estaduais, Regionais de soja de sequeiro (Norte/Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e Nacionais de soja de sequeiro e soja irrigada.
Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e oito entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Arysta, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem e Instituto Phytus.
O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira. O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Faleceu a dona Zilda

Faleceu a senhora Zilda Pontes. Ela trabalhava como servente no Colégio Rui Barbosa. Seu corpo será sepultado na cidade de São José da Boa Vista. Uma pessoa muito querida em Arapoti que deixará saudades.

Vereadores debateram transporte escolar gratuito



Diego Soares
Os parlamentares estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (10) na Câmara Municipal. Foram apresentadas durante a sessão 2 indicações, 3 requerimentos e 1 moção. Os vereadores ainda aprovaram dois projetos de Lei Ordinária de autoria do Executivo em regime de urgência especial.
O vereador Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC) apresentou indicação para que seja enviado um Projeto de Lei ao prefeito regulamentando o transporte escolar gratuito no município. “Estamos apresentando a minuta do projeto que estará regulamentando e otimizando esse serviço oferecido pelo nosso Município” justificou o vereador.
Toddynho também apresentou requerimento para que o Município faça sua inclusão no programa estadual “REDE 399” que tem como objetivo fornecer uma internet cidadã para todos os municípios do Estado. O vereador também através de requerimento solicitou que o Executivo entre em contato com a Sanepar sobre a situação das obras de saneamento na Vila dos Funcionários.
O Presidente da Câmara, Luis Carlos Moreira, o Carlinhos (PV), indicou ao Prefeito Municipal o cumprimento do Decreto Municipal que autoriza o fluxo em mão única nas Ruas Abraão Antônio e José Nunes de Souza no centro da cidade, além de sinalização indicando a proibição do tráfego de veículos pesados nas vias centrais do município.
O vereador Wesley Carneiro Ulrich, o Lelo (PT), solicitou que sejam encaminhadas à Câmara cópias dos contratos de pagamento entre o Município e a empresa Limpolon. Por fim, o vereador Toddynho apresentou uma Moção de Aplauso para o Nhande’Jara Clube de Campo que celebrou 40 anos de fundação no último mês de fevereiro.

Projetos
Os vereadores ainda aprovaram dois projetos, sendo um deles relativo a implantação do Programa “Frentes de Trabalho” em Arapoti. O referido projeto, de iniciativa dos vereadores João Maria Bueno Bonfim, o Chipanzé e Silvio “Alemão” de Jesus Trindade, já havia sido aprovado no ano passado, mas necessitava de adaptações em relação ao dias trabalhados e ao fornecimento de cursos de capacitação para o participante do programa.
O outro projeto aprovado refere-se a autorização de abertura de crédito especial de R$ 1.046.250,00 para a aquisição de máquinas para a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Estiveram acompanhando a sessão os alunos representantes do Grêmio do Colégio Estadual Rui Barbosa que foram parabenizados pelos vereadores por demonstrarem interesse e preocupação com os interesses políticos do município.

Assessoria de Comunicação - Câmara Municipal de Arapoti

segunda-feira, 10 de março de 2014

Reflorestadora é condenada por demissão discriminatória


A empresa Arauco Florestal Arapoti S.A. foi condenada a pagar R$ 37 mil como indenização por danos morais a um trabalhador rural portador de epilepsia demitido sem justa causa após 20 anos de serviços prestados. Além da indenização, os desembargadores da Quarta Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) determinaram a reintegração do trabalhador ao emprego e a nulidade da rescisão contratual.

A dispensa aconteceu apenas dois meses depois de o empregado começar a sofrer constantes crises e convulsões que afetaram sua capacidade de trabalho. O quadro gerou diagnóstico médico com recomendação de restrições e mudança de função.

Por unanimidade de votos, a Quarta Turma do TRT-PR entendeu tratar-se de um caso de dispensa discriminatória com evidente abuso por parte do empregador do seu direito potestativo (direito que não admite contestação, dependendo da vontade exclusiva de apenas uma das partes envolvidas). A decisão manteve a sentença original proferida pela juíza Ângela Neto Roda, da Vara Única do Trabalho de Jaguariaíva.

A reflorestadora alegou que outros empregados também haviam sido dispensados na mesma época para reestruturar o quadro de pessoal, com ampla assistência sindical no momento da rescisão. Além disso, a defesa sustentou ser a epilepsia uma doença crônica incapaz de gerar a presunção de dispensa discriminatória.

De acordo com a Súmula 443, do Tribunal Superior do Trabalho, a despedida de empregado portador de qualquer doença grave que suscite estigma ou preconceito é presumivelmente discriminatória. Portanto, a obrigação de produzir provas sobre os motivos que acarretam a rescisão contratual é do empregador, a quem cabe demonstrar que o término da relação de emprego tem razão diversa da doença que acomete o funcionário, o que, para os desembargadores da 4ª Turma, não ficou devidamente comprovado.

Além da Lei nº 9.029/95, que proíbe a adoção de qualquer prática discriminatória na relação de emprego, os desembargadores fundamentaram a decisão na própria Constituição Federal, que diz que “a dignidade da pessoa humana foi elevada à condição de fundamento do Estado Democrático de Direito, estabelecendo como objetivo essencial à promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º, IV, CF), estando a ordem econômica fundada na valorização do trabalho humano, tendo por fim assegurar a todos uma existência digna, conforme os ditames da justiça social (art. 170, CF), devendo a lei punir qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais (art. 5º, XLI, CF)”.

sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Paulo Leonar parabeniza todas as mulheres de Arapoti nesta data especial

Paulo Leonar com a esposa Cris
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde ocorreu um incêndio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
Infelizmente, a violência doméstica ainda, em pleno século XXI, ocorre com frequência em muitos lares.
Infelizmente, temos uma baixa participação das mulheres na política, especialmente aqui no Norte Pioneiro.
Infelizmente, vemos um número expressivo de adolescentes (12, 13, 14 anos) grávidas sem perspectiva de um futuro promissor.
Mas, felizmente, a Educação tem libertando muitas mulheres proporcionando a elas uma renda maior e melhores condições de vida. E elas estão, definitivamente, melhorando o mundo.
Meus parabéns e meus agradecimentos a todas as mulheres que fazem parte da minha vida, em especial minha querida e guerreira mãe Silvia, e a todas vocês que estão lendo neste momento.

sexta-feira, 7 de março de 2014

ARAPOTI GANHA NOVA CAPELA

 Em breve a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arapoti, através de seu pároco padre José Antônio Simão, estará oferecendo a comunidade paroquial a Capela dedicada à Santa Rita de Cássia, obra esta que com o auxílio da comunidade encontra-se em fase bem adiantada, Pe. Zézinho, carinhosamente assim conhecido, por onde passa realiza obras e desenvolve muito bem as paróquias tanto na esfera espiritual quanto na física e não diferente na cidade de Arapoti onde atua. A capela de Santa Rita logo estará à disposição de todos para visitação e conhecer esta bela construção que terá como padroeira Santa Rita de Cássia, parabéns Arapoti e a Paróquia Nossa Senhora junto com o padre Zézinho pela concretização deste sonho da comunidade.


terça-feira, 4 de março de 2014

MARCIO PAULIKI NA BAND

O empresário Marcio Pauliki fala sobre o início difícil das Lojas MM e estimula jovens a empreenderem. Vale a pena assistir a essa entrevista com uma das maiores lideranças paranaenses da atualidade.

O empresário esteve em Wenceslau Braz prestigiando a festa em louvor a São Sebastião e anunciou investimentos na região do Norte Pioneiro para os próximos anos.