quarta-feira, 7 de maio de 2014

HOSPITAL: Comissão recebe denúncias de falta de medicamentos

Segundo vereador, o Prefeito precisa de ajuda

Texto e fotos: Nicole Chiaradia
Após receber várias denúncias que relatam ineficiência no atendimento e falta de medicamentos básicos no Hospital Municipal 18 de Dezembro, o Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social (CESAS), Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC) esteve na tarde desta segunda-feira (28) em conversa com a Diretora Administrativa da Instituição, Avelina Manosso, para tratar de mais um caso.

Após diversas tentativas, todas sem sucesso, de contato por telefone com a direção do 18 de Dezembro e com a Secretaria de Saúde, o vereador Toddynho, acompanhado por uma equipe de servidores da Casa de Leis, foi à instituição para averiguar mais um depoimento descontente com o Hospital Municipal. Segundo relatos, os familiares de um paciente, internado desde a noite de sábado (26), precisaram comprar o medicamento Buscopan Injetável, para ser administrado por enfermeiras do hospital e aliviar suas dores abdominais. “São procedimentos não compatíveis com a conduta e gerenciamento preconizados na Lei Federal 8080/90 [que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes]”, ressaltou indignado o vereador Toddynho.

“Ao chegar sem prévio aviso, constatamos que na sala da direção daquele Hospital, na presença da Diretora, se encontravam alguns profissionais, entre eles (as) técnicos (as) de enfermagem em horário de serviço, que estavam confeccionando lembrancinha para o dia das Mães”, contou o vereador.

O Parlamentar então questionou a Diretora sobre a última denúncia recebida, de que medicamentos estavam sendo comprados em farmácias privadas, para serem administrado em pacientes internados. Em resposta, Avelina falou que não tinha conhecimento sobre o ocorrido.

Diante do desconhecimento, Toddynho então convidou a delatora citada para entrar na sala. Perante a Diretora do Hospital, a familiar do paciente confirmou os fatos ocorridos e declarou ainda ter posse da receita passada pelo médico responsável.

Sindicância
No mesmo dia, durante Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal, o vereador Toddynho relatou o ocorrido e solicitou abertura de sindicância para melhor averiguação dos fatos relacionados ao paciente, bem como a ingerência que permitiu a confecção de objetos alheios à função. O parlamentar também requereu uma reunião da Casa com o Prefeito Municipal, Braz Rizzi (DEM), com o objetivo de relacionar e discutir serviços públicos que não estão atendendo com eficiência e qualidades a demanda popular. “Tenho a absoluta certeza que o Prefeito Braz Rizzi não compactua com essa forma de gerenciamento do Hospital e precisa de ajuda. Acredito que o pedido de abertura de sindicância solicitado pela Câmara será prontamente atendido”, afirmou Toddynho. “Os investimentos em saúde feitos pelo atual prefeito são superiores as preconizações e a Câmara tem atendido todos os pedidos de suplementação. O que falta de fato é gerenciamento”, concluiu o parlamentar.


DIA DAS MÃES
 É COM A VISUAL MODAS!
A Visual Modas
 fica bem no começo da Rua Telêmaco Carneiro, 1181.
 No centro de Arapoti. 
Fone 3557-6550

Um comentário:

  1. Concordo com sr vereador, hoje em dia existem uma grande deficiência em mão de obra, ou seja pessoas que realmente vistao a camisa! Porém tb estive no hospital, e realmente não tinha buscopam e recebi dicrofenaco, fui nas farmácia e detectei q até nas farmácias está em falta! Não sei de que e culpa, mas e medicamento q não pode faltar. Vamos cobrar queremos mais saúde, não era assim a música Abc a todos

    ResponderExcluir


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.