quarta-feira, 3 de julho de 2013

Câmara aprova homenagem para Dona Zinha

 Centro Administrativo  receberá nome
 de Elvira Possatto Novochadlo

Texto: Nicole Chiaradia
Em discussão e votação única, foi aprovado nesta segunda-feira (1º) o Projeto de Decreto que homenageia a saudosa Professora Elvira Possatto Novochadlo, conhecida popularmente como Dona Zinha, proposição que empresta seu nome ao Centro Administrativo Municipal (CAM). De autoria do vereador Claudinei José Moreira, o Toddynho (PTC), o decreto entrará em vigor assim que publicado pela Câmara Municipal. Emocionadas, as filhas da homenageada Ligia e Evelize acompanharam a Sessão de votação.

Nascida em 22 de setembro de 1934 na cidade de Arapoti, Elvira desenvolveu desde muito cedo grande habilidade para os estudos, disciplina e trabalhos manuais. Formou-se em magistério na Escola Telêmaco Carneiro e pedagogia na Faculdade de Itararé (FAFIT), conhecimento que lhe deu suporte para desenvolver diversos projetos na área da Educação e Assistência Social. Dona Zinha foi Primeira Dama do município de Arapoti entre os anos de 1976 e 1982 ao lado de seu marido, o Ex-Prefeito Dirceu Novochadlo, também já falecido. Neste período, proporcionou avanços de grande marco social, como a criação da Escola Professor Paulo Novochadlo, a implantação da pré-escola na rede municipal, a nuclearização do Transporte Escolar Rural e o início da tradição natalina, festa que faz a alegria das crianças arapotienses até os dias de hoje.

“Dona Zinha marcou história pelo seu caráter, pela sua postura de luta, respeito ao próximo, integridade e coragem, sempre pontuando seu trabalho com perfeccionismo, em busca de novos conhecimentos e trato com as pessoas. Sua coragem vinha da alma, de fazer e fazer bem feito”, lembrou o vereador Toddynho. “E nesta noite, nós vereadores podemos reconhecer, através deste decreto, o trabalho, a postura ética, o exemplo e o comprometimento que esta senhora demonstrou no decorrer de sua existência”.

“É justa a homenagem a esta mulher alegre, carinhosa, incansável e com grande coração que teve que ir embora, mas que deixou um legado de sabedoria e felicidade”, discursou o vereador Nelson Marcolino de Aguiar, o Pepe (PV), que foi aliado político de Dirceu Novochadlo e amigo da família. “Neste trem da vida, temos que construir nossa história com bons feitos para que, ao desembarcarmos, nossos assentos fiquem marcados para sempre. Os assentos de Dirceu e Dona Zinha serão lembrados para sempre”.

Uma mulher de muitas virtudes, Dona Zinha deixou inconsoláveis parentes e amigos no dia 20 de fevereiro de 2013, aos 78 anos, vítima de câncer, no Hospital Nossa Senhora das Graças, na capital do Estado.

11 comentários:

  1. o prefeito vamos tapar os buracos das ruas da cidade sábado cai num buraco seu e to com pé fudido até hoje.eu pago imposto ipva, etc. paga e da uma voltinha na cidade pra sr ver. depois destas chuvas piorou....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERGONHA! SE NÃO BASTASSE OS BURACOS AGORA NEM O LIXO TÃO PEGANDO E AINDA TÃO ANUNCIANDO NA RUA COM UM CARRO DE SOM, PEDINDO PRA POPULAÇÃO NÃO JOGAR LIXO NA RUA, SE NÃO COLETAM EM TAMBOR NA FRENTE DE NOSSAS CASAS ONDE VAMOS COLOCAR ENTÃO?????????????

      Excluir
  2. devia ter feito homenagens a ela enquanto era viva ne vcs nao povo

    ResponderExcluir
  3. ainda bem q nao e so ak em jaguariava q as ruas tao cheias de buraco ai coisa ta feia tambem em e

    ResponderExcluir
  4. i cara ta tudo fudido aqui onde eles arrumaram ou fingiram...
    ja ta tudo maior q antes. sem fala em segurança saude...
    mas ja ta assim desde o prefeito antigo q fico um monte d mandato e num fez porra nenhuma. e agnte acredito nele nem a pro tork q era p vim p ca veio acha q ele vai qere concorrência abri concorrência pra capal
    mais nunca na viada...
    o negocio é faze protesto q resolvo eu acho pelo menos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais respeito com a nossa Capal que está ai ha mais de 50 anos dando apoio para nossos produtores e nossa gente!!!!
      Capal é uma das poucas coisas pra ter orgulho em dizer que somos d Arapoti.

      Excluir
    2. CAPAL! ta de brincadeira!!!! nem segurança para os funcionários eles dão!!! são visam lucros!!!!

      Excluir
    3. capal,umaempresa matadoura,seurança 00.empresa lixo,

      Excluir
  5. Putz quanto dinheiro jogado fora desperdiçado com esse bando inútil desses vereadores Esse todinho é um mala Cidade com menos de 50 mil habitantes deveria ser proibido Câmara de vereadores , quem deveria fiscalizar o Prefeito seria a população Ficamos ai delegando poderes a esses canalhas que não nos representam .Vamos aproveitar o plebicito e pedir que vereador não tenha salário e nem mandato eletivo, que seja voluntário. Nossa Democracia é representativa e hoje em dia os representantes(vereadores, deputados, senadores,) são os responsável por toda a corrupção e impunidade que reina no país. Tanta coisa pra se fazer e fiscalizar em Arapoti e os caras vão se incomoda com um morto.Psiu cambada quem elege ainda são os vivos tamo de olho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seja um voluntário da sociedade!!! começa por vc seu fonfarrão!!!

      Excluir
    2. 05/07/2013 14h16 - Atualizado em 05/07/2013 16h24
      Renan anuncia que devolverá R$ 32 mil por uso de avião da FAB
      Presidente do Senado divulgou nota sobre viagem para Porto Seguro.
      Segundo jornal, ele usou aeronave para participar de festa de casamento. http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/07/renan-anuncia-que-devolvera-r-32-mil-por-uso-de-aviao-da-fab.html

      ACABOU a farra com o dinheiro público o povo não aguenta mais pagar impostos e não tolera mais os privilégios e corruptos. A população vai pras ruas exigir corte nos salários e mordomias dos politicos .
      Não faltaram voluntários para essa causa, apesar de Você temos muita gente que ainda sente orgulho de ser ético , honesto e ama fazer o bem pra sociedade.

      Excluir


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.