quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Stora Enso comemora aniversário com visita à fábrica




Funcionário explicando o funcionamento da fábrica ao vereador potinho


Vereadores de Arapoti estiveram visitando a fábrica
 Para comemorar seus 19 anos, a Stora Enso Arapoti Indústria de Papel SA convidou representantes da comunidade para fazer um passeio pela fábrica e conhecer os processos de produção do papel. Entre os presentes no evento, realizado na manhã da última quarta-feira (31), estavam os vereadores Jan Roelof Pot, o Potinho (PSDB), e Lorival Aparecido Modesto de Oliveira, o Buika (PPS), representando a Câmara Municipal.
Os convidados, divididos em quatro grupos, puderam adentrar as instalações e conhecer em detalhes as etapas da transformação da madeira em papel. O Diretor Industrial, Lucinei Damalio, que orientou a visita explicou um pouco sobre a ideologia da empresa baseada na sustentabilidade, ‘entendida como responsabilidade econômica, social e ambiental’. “Sustentabilidade é o fundamento do modo de pensar e agir em relação a cada aspecto das atividades da empresa. A Stora Enso está buscando repensar, a nível mundial, a indústria de embalagens, papel e produtos de madeira. Nós buscamos sempre repensar o existente com o objetivo de oferecer aos nossos clientes soluções inovadoras baseadas em materiais renováveis”, conta Damalio.
“A Stora Enso contribuiu para o desenvolvimento econômico e social de Arapoti”, lembra Potinho no final da visita. “É uma empresa que gerou e continua gerando muitas riquezas e empregos para o município, mas sempre pensando na preservação do nosso meio ambiente. A fábrica já faz parte da história e da memória dos arapotienses, há uma relação e amizade estabelecida”, afirma.
O vereador Buika, que acompanhou todas as etapas da produção com curiosidade, disse ter participado desde a fundação da Unidade. “Eu trabalhei na construção desta indústria e quase 20 anos depois volto para fazer esta visita. Fiquei surpreso com a receptividade dos funcionários e com a grandiosidade da empresa, não só em Arapoti, como no mundo todo”, ressaltou.
A assessoria de comunicação orienta que as pessoas interessadas em conhecer a indústria devem enviar um e-mail solicitando a visita, ou através do site http://www.storaenso.com/about-us/mills/brazil, pelo canal de comunicação. A visitação à fábrica é permitida apenas para maiores de 16 anos.

A empresa
Antes da visita, o Diretor Industrial, Lucinei Damalio, fez uma breve apresentação aos convidados sobre a companhia sueco-finlandesa, que possui 27 mil funcionários distribuídos em 88 unidades de produção em mais de 35 países. A multinacional é considerada uma das empresas mais antigas do mundo com mais de 700 anos de história.
A fábrica de papel, como explicou o Diretor Industrial, foi fundada com o nome Inpacel Indústria de Papel e Celulose Arapoti e iniciou sua operação em 28 de agosto de 1992, sendo adquirida em 2006 pelo grupo Stora Enso. Arapoti é a única produtora de papel revestido da América Latina, com capacidade de produção de 180 mil toneladas. Atualmente, a empresa gera no município cerca de 340 empregos diretos e 4,6 mil indiretos. Entre os principais clientes no Brasil, estão a Avon e a Natura Cosméticos que utilizam o papel produzido em Arapoti na confecção de catálogos, e a Abril Revistas e a Editora Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.