quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Comarca de Arapoti completou 25 anos de instalação



A comarca de Arapoti comemorou ontem  25 anos de instalação nesta terça-feira, dia 5 de novembro. Criada pela Lei nº 8.623 de 8 de dezembro de 1987 registrou sua instalação oficial em 5 de novembro de 1988.

O desembargador Salvatore Antoni Astuti foi o primeiro juiz titular da comarca e é com boas lembranças que a ela se refere. "Foi extremamente gratificante trabalhar onde tive a oportunidade de iniciar a comarca do ponto zero. Não só em relação aos processos e na formação da equipe de servidores, mas também com a preocupação de estabelecer uma relação de proximidade com a população local. Arapoti, a partir daquele momento, estava sendo erigida à condição de plena efetividade, pois passava a contar também com os serviços do Poder Judiciário, que há muito fazia jus, em razão da sua pujança e importância para a região", destacou o desembargador.

De entrância inicial e com vara única, a comarca é composta apenas pelo município sede que tem uma população de 25.856 habitantes (IBGE-Censo 2010). Mais de sete mil processos estão em andamento no Fórum que abriga as seguintes unidades: Vara Cível, Família, Infância e Juventude, Fazenda Pública e Registros Públicos; o Juizado Criminal; o Juizado Especial Cível e Criminal e o da Fazenda Pública.

Heloísa Helena Avi Ramos é juíza substituta atualmente na comarca. De acordo com ela, Arapoti é comarca progressista e expoente para a região. "O Poder Judiciário tem procurado atender esse crescimento dando efetivo atendimento às necessidades dos jurisdicionados. É uma comarca muito boa para se trabalhar, além de ser uma cidade apaixonante", salientou a juíza.

Foram juízes titulares da comarca Salvatore Antonio Astuti (1989), Roberto Antonio Massaro (1990), Themis Almeida Furquim (1991), Luiz Cláudio Costa (1995), Sigret Heloyna Viana (2002), Daniel de Avelar Ribeiro (2003),, Danielle Nogueira Mota (2005), Fabiana Matie Sato (2007), Luciana Andretta Molin Usae (2009), Oswaldo Soares Neto (2011), Camila Scheraiber (2012) e Thiago Bertuol de Oliveira (2013). Além desses, outros magistrados prestaram seus relevantes serviços como juiz substituto na comarca.

O Fórum local recebeu o nome do juiz Adhemar Sigwalt, natural de Paranaguá, que ingressou na magistratura em 1949 e aposentou-se em 1969.

Um comentário:

  1. FOI NO 1º MANDATO DO NANDO QUE INSTALOU-SE A COMARCA DE ARAPOTI.

    ResponderExcluir


Os comentários acima não refletem a opinião deste Blog.